top of page

Transformação e Compromisso: ESG na Usina Alta Mogiana

Traçando uma jornada de responsabilidade e inovação sustentável 


Transformação e Compromisso: ESG na Usina Alta Mogiana

Na Usina Alta Mogiana, o compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade corporativa sempre estiveram presentes no desenvolvimento contínuo, na sustentabilidade, na ética empresarial e no impacto positivo que a empresa almeja ter em seu ambiente, comunidade e equipes. Compreendendo os pilares ambiental, social e governamental derivados da sigla ESG – em inglês: Environmental, Social and Governance, a empresa reafirma sua dedicação à excelência operacional e ao progresso sustentável.


É possível identificar que muitas das diretivas do processo ESG na Usina Alta Mogiana já são realidade em suas operações e cultura corporativa, portanto, também presentes os conceitos que se tornaram imprescindíveis no mundo dos negócios contemporâneos. Com uma visão holística, a empresa reconhece a importância de cada um dos pilares do ESG.


No aspecto ambiental, práticas como a colheita mecanizada da cana-de-açúcar, preparo mínimo de solo e rotação de culturas são desenhadas para minimizar a pegada ecológica, demonstrando compromisso com a inovação sustentável. Na dimensão social, a empresa esforça-se para ir além do compliance, engajando-se ativamente em políticas de igualdade salarial e atuando ativamente na comunidade com ações diversas de responsabilidade social. Em governança, estabelece novos benchmarks para a transparência e ética empresarial, consolidando a confiança de todas as partes interessadas.

 

 

O valor fundamental do ESG para a Usina Alta Mogiana 


À medida que o conceito de responsabilidade corporativa ganha cada vez mais destaque no cenário global, a Usina Alta Mogiana também se posiciona. Em 2023, a empresa criou um grupo de estudos sobre o tema. O Comitê ESG foi firmado para apontar discutir as práticas desse tema dentro da empresa. Formado por 14 colaboradores de diversas áreas e especialidades, o grupo multidisciplinar integra as iniciativas, que abrangem desde a adoção de inovações e economia circular, a mitigação de riscos, a minimização de impactos ambientais até a promoção de práticas que são ecologicamente corretas, socialmente responsáveis, baseadas em uma governança ética. Com um olhar estratégico, o comitê também estuda metas para que a empresa não apenas atenda às expectativas regulatórias e de mercado, mas as supere. 


Fortalecido, o ESG na Usina Alta Mogiana, mais do que um conjunto de critérios, passa a ser um caminho estratégico rumo a uma operação genuinamente integrada com o bem-estar do planeta e das pessoas, enquanto persegue a excelência e a inovação em seus processos e produtos. Este é o valor fundamental, uma base sólida para o sucesso sustentável e o legado de responsabilidade que almeja deixar para as futuras gerações. 

 


Imersão ESG: O consultor Roberto Roche e o engajamento interno 


A jornada de ESG na Usina Alta Mogiana ganhou um impulso notável com a colaboração do experiente consultor Roberto Roche. Sua presença na empresa, no dia 17 de abril, representou um marco, iniciando com uma reunião exclusiva com a diretoria para alinhar visões e objetivos. O especialista apresentou um Relatório de Avaliação de Maturidade, abordando os padrões de governança, impactos socioambientais, de segurança e saúde do trabalho, que foi o ponto de partida para a formulação das principais sugestões para um plano de melhorias, estabelecendo uma linha de base para o progresso da empresa em ESG. 


Seguindo a agenda, no dia 18, Roche expandiu sua influência ao apresentar-se para a esfera de gerentes, coordenadores, supervisores e todos os membros do Comitê ESG, compartilhando insights valiosos para a incorporação dessas práticas na operação e cultura da empresa. 


Nessas sessões, foram discutidos tópicos como os níveis de maturidade e a identificação de temas materiais, fundamentais para a personalização de estratégias para a empresa. Roche destacou também a necessidade de adaptabilidade e do aprendizado contínuo no percurso ESG.


Roberto Roche Transformação e Compromisso: ESG na Usina Alta Mogiana
"Quanto mais cedo as empresas se prepararem para esse desafio, maiores serão as chances de sucesso. As estratégias de transparência e comunicação são fundamentais para a mitigação de risco e bom relacionamento com os stakeholders, externos e internos.” - Roberto Roche, especialista em ESG. 

Com o suporte contínuo do Comitê ESG e a colaboração ativa de todos os funcionários a Usina Alta Mogiana está bem posicionada para enfrentar os desafios futuros e aproveitar as oportunidades que surgem de um compromisso com o desenvolvimento sustentável. 



Relacionamento estratégico com parceiros ESG: A visita da cliente Ajinomoto 


O diálogo e a colaboração com parceiros estratégicos são essenciais na abordagem de ESG na Usina Alta Mogiana. A visita da cliente Ajinomoto do Brasil, um nome reconhecido na indústria alimentícia, no dia 19 de abril, solidificou esse entendimento.


Transformação e Compromisso: ESG na Usina Alta Mogiana

A delegação da Ajinomoto, liderada por Takeshi Okamoto - Gerente de Departamento de Qualidade Assegurada Corporativo, SGI e Sustentabilidade, contava ainda com Janaína Padoveze - Gerente Sênior de Sustentabilidade, Rachel Bonadio - Gerente de Compras e Venâncio Forti - Gerente Sênior do Sistema Gestão Integrado, calorosamente recebidos por Fernando Vicente, Diretor Industrial, Luís Augusto Contin, Gerente de Produção Agrícola e Rodrigo Bombig, Gerente Comercial, entre outros representantes da Usina Alta Mogiana.

 

A seguir, os visitantes foram à área de colheita da empresa, onde conheceram e avaliaram práticas inovadoras de rastreabilidade e a própria mecanização das operações agrícolas.




A interação com stakeholders é vital na estratégia ESG, e o conhecimento da gerência da empresa foi enriquecido com uma sessão de intercâmbio, quando Janaína Padoveze, delineou o esquema ESG de sua própria empresa, uma troca de informações destacando a importância desses conceitos para a parceria contínua e o desenvolvimento mútuo.  




“Embora sejam três letras, os sistemas não são isolados, cada impacto se inter-relaciona (...). Hoje foi um dia muito interessante, visitamos e aprendemos muito. Já é possível ter insigths de como poderemos colaborar juntos.” Janaína Padoveze - Gerente Sênior de Sustentabilidade da Ajinomoto do Brasil 

Detalhes sobre como o ESG é entrelaçado em cada segmento de suas operações, descrito por Venâncio Forti, proporcionaram à Usina Alta Mogiana perspectivas valiosas e inspiradoras para aprimorar suas próprias práticas.  As atividades do dia foram encerradas com um tour dos visitantes pela área industrial. A troca de conhecimento sublinhou a importância de uma cultura corporativa intrinsecamente alinhada com valores de sustentabilidade, igualdade e ética. 


 

Consolidando a Visão ESG para o Futuro 


A consultoria especializada de Roberto Roche e a colaboração com o cliente Ajinomoto são testemunhos do compromisso da usina com o crescimento sustentável rumo à excelência em ESG na Usina Alta Mogiana, refletem uma estratégia bem delineada e o compromisso de integrar práticas sustentáveis em todos os aspectos de sua operação. Através desses encontros significativos, a empresa absorveu conhecimentos valiosos e estratégias de implementação de ESG e solidificou sua reputação como uma empresa altamente responsável e de práticas sustentáveis.


"Estou impressionado com a estrutura de segurança e saúde do trabalho disponível dentro da Usina Alta Mogiana e com o nível de maturidade da empresa, no geral, para o ESG, que está acima do benchmarking de outras empresas que acompanho no mercado.” - Roberto Roche, especialista em ESG. 

Olhando para frente, a empresa se compromete a continuar sua jornada de evolução e melhorias em ESG, mantendo abertas as linhas de diálogo com parceiros, clientes e a comunidade em geral. Com isso, a Usina Alta Mogiana está efetivamente avançando em direção a uma integração plena do ESG em suas operações, à frente na jornada em direção a um futuro responsável e próspero.

 


Leia mais: 


 

  


 

1.282 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page