top of page

Visita e distribuição de mudas destacam práticas sustentáveis da Usina Alta Mogiana

Uma visitação educativa e a distribuição de mudas de árvores foram escolhas assertivas para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente




Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a empresa programou uma visita especial, no último sábado, dia 03, para alunos do 5º ano da Escola Municipal Adelaide Garnica, de Guará. Eles puderam conhecer de perto o processo de produção industrial, bem como algumas de suas práticas sustentáveis adotadas.


Os pequenos visitantes ainda passaram pelo Pátio de Insumos, pela Oficina Automotiva, Estação de Tratamento de Águas e a Sedimentação (VLC), que recupera e reaproveita a água da lavagem de gases das caldeiras e da limpeza das esteiras de cana, que recupera a água utilizada nos processos como concentração do caldo, da torre de condensado da evaporação e lavagem de gases das caldeiras, para uso em circuito fechado.


O viveiro de mudas nativas, no entanto, foi o centro das atenções durante a visitação. Nele são produzidas a média anual de 30 mil mudas, destinadas tanto para a manutenção de áreas de preservação permanente e fragmentos florestais, quanto para doações. O trabalho vai desde a coleta de sementes, germinação e cultivo, até a muda estar em condições de ser transplantada ao seu local final.




"As professoras elogiaram muito essa proposta, veio complementar o que estão trabalhando, tanto para o preparo da GIMA - Gincana Intermunicipal pelo Meio Ambiente, quanto no conteúdo que estão trabalhando em sala de aula. Todos os alunos trouxeram mudas, simplesmente, amaram." - Silvana Silva, Diretora da Escola Adelaide Garnica

Outra ação importante foi a doação de mudas à população. Durante a 52ª Festa da Soja, a equipe do Comitê Ambiental distribuiu cerca de 500 mudas aos visitantes, que puderem escolher variedades nativas, frutíferas e ornamentais, todas cultivadas em nosso viveiro. Além da muda, também recebiam as orientações necessárias para o cuidado com cada espécie.


As datas escolhidas para a ação foram também simbólicas: no dia 30/05, celebramos o aniversário de 125 anos de São Joaquim da Barra e no último domingo, 04 de junho, antecipando o dia do meio ambiente. O espaço de exposições ficou movimentado pelo público, que também pode degustar algodão-doce, carregar seus celulares e ainda conhecer momentos marcantes dos 40 anos de história da empresa.


Os responsáveis pela entrega foram representantes do Comitê Ambiental, um grupo interno de colaboradores que compartilham o interesse pelo tema. A oportunidade de trabalhar, diretamente, junto à comunidade é motivo de grande satisfação para os participantes.



“É um privilégio ter a oportunidade de realizar este evento onde a população é muito receptiva e participativa, é gratificante ver a alegria e o entusiasmo no rosto de cada pessoa que por ali passou, ver o interesse de cada uma delas em conhecer um pouco de nossas práticas ambientais.” - Cleia de Souza Dutra, Coordenadora do Comitê Ambiental

A empresa orgulha-se por envolver a comunidade e os colaboradores em ações de sustentabilidade e de cuidado com o planeta. São ações que promovem a conscientização ambiental em prol de um futuro sustentável e permitem que a população tenha acesso a variedades nativas, contribuindo para a arborização de suas próprias áreas de convívio.

545 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page