top of page

Usina Alta Mogiana promove contações de histórias em escolas de São Joaquim da Barra e Guará

Atualizado: 6 de jun. de 2022

Projeto Educando para o Futuro fomenta o conhecimento de forma lúdica e criativa


O projeto Educando para o Futuro, criado pela Usina Alta Mogiana, atua desde 2001 nas Escolas Professor Creso Antônio Filetti e Sylvio Torquato Junqueira, em São Joaquim da Barra, e Escola Professora Adelaide Garnica, em Guará. O projeto, coordenado pela equipe de Comunicação & Marketing da empresa, objetiva proporcionar a diversidade de conhecimento e instigar o desenvolvimento intelectual e sociocultural dos estudantes.



Neste primeiro semestre, a empresa realizou, em parceria com a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, contações de histórias nas três escolas atendidas. A contação de histórias é uma excelente ferramenta de ensino, em forma de música ou encenação teatral, transmite informações, valores éticos e morais. Cada atividade proposta teve a temática escolhida pela própria escola, de acordo com a demanda de assuntos apontados pelos educadores.

Escola Profº Creso Antônio Filetti, em São Joaquim da Barra


Incentivo à leitura foi o tema escolhido para a contação de histórias realizada na Escola Profº Creso Antônio Filetti, em São Joaquim da Barra, que aconteceu no dia 19 de abril. “O Incrível Menino Devorador de Livros”, de Oliver Jeffers, foi o texto apresentado pela artista Monalisa Machado. Nessa história, o menino foi provando uma palavrinha a cada dia... experimentando um conto, uma fábula, até se tornar um devorador de livros. A atividade reuniu cerca de 400 alunos, que se envolveram na história e saíram dali motivados a iniciarem uma boa leitura.



Escola Sylvio Torquato Junqueira, em São Joaquim da Barra


Saúde bucal foi a temática abordada na Escola Sylvio Torquato Junqueira, em São Joaquim da Barra, no dia 13 de maio. “Botando a Boca no Trombone” foi a contação feita pela Cia. Renda de Lenda. Com muita música, os personagens trataram da importância de se cuidar bem da boca, fazendo a higienização adequada e, principalmente, dos dentes. De forma simples e divertida, orientaram os 300 alunos ali presentes que se mostraram atentos e interessados no conteúdo. Ao final da apresentação, a Usina Alta Mogiana presenteou todas as crianças da escola com um kit contendo pack de escovas de dentes e creme dental, para incentivar ainda mais o cuidado com a saúde bucal.



Escola Profª Adelaide Garnica, em Guará


A força das palavras “por favor” e “obrigado” foi o mote da contação “A Revolução do Por favor”, realizada por Tânia Alonso, no dia 25 de maio, na Escola Profª Adelaide Garnica, em Guará. Essas duas palavrinhas simples fazem tamanha diferença no convívio social, entre os colegas de escola e em casa, e vale a pena serem lembradas. A atividade provocou a reflexão sobre comportamento e respeito ao próximo entre os 200 estudantes que prestigiaram a apresentação.


Mais do que entreter, esse tipo de ação auxilia as crianças a verem o mundo ao redor com outros olhos. Incentiva, encoraja e inspira esses alunos a conhecerem novos tipos de arte e a desenvolverem senso crítico. Esse é o propósito do Projeto Educando para o Futuro, contribuir para a formação dessas crianças e jovens, propiciar práticas de incentivo à leitura, proteção ao meio ambiente, aulas de iniciação musical, como o projeto ALMA, e tudo mais o que for possível investir para o futuro desses pequenos cidadãos.





"Contar histórias é uma forma de incentivo à imaginação e criatividade, permite que a criança aprenda de forma divertida. A contação feita com música, botando as crianças para cantar, chamou ainda mais a atenção delas para o assunto, no caso a saúde bucal”. Viviane Aparecida Costa Garcia – Vice-Diretora da Escola Sylvio Torquato





“A contação de história tem grande importância na formação leitora das crianças, pois traz de forma lúdica temas trabalhados em sala e até mesmo da vida cotidiana. A contadora Tânia Alonso, prendeu a atenção das crianças e de forma divertida reafirmou o uso das palavrinhas mágicas. Agradecemos a Usina Alta Mogiana por proporcionar aos nossos alunos momentos como esses”. Silvana Aparecida da Silva - Diretora da Escola Professora Adelaide Garnica





“Essas atividades dentro das escolas, além de divertidas, proporcionam uma troca de experiências incrível. É muito gratificante ver o brilho nos olhos dessas crianças e sentir que elas saíram satisfeitas ao término de cada atração. De forma lúdica, saindo um pouco fora da rotina escolar, conseguimos transmitir conhecimento”. Raquel Carvalho Pires Gonzaga – Assistente de Comunicação

501 visualizações0 comentário
bottom of page