top of page

Usina Alta Mogiana promove conscientização sobre a reciclagem

Inspirados pelo Dia Internacional da Reciclagem, foram realizadas orientações entre os colaboradores sobre o tema.




A destinação correta de resíduos é um desafio para várias empresas, porque vai além de uma avaliação e gerenciamento dos mesmos em seus próprios processos produtivos. Há uma série de materiais que são utilizados pelas equipes, cuja coleta e a destinação adequadas também estão sob responsabilidade da Usina Alta Mogiana. Dessa forma, a separação do lixo, feita por cada colaborador, torna-se essencial para alcançar esse objetivo.


Sempre que possível, a melhor opção de destinação de resíduos é a reciclagem. O Dia Internacional da Reciclagem é comemorado em 17 de maio, por isso a data foi utilizada como lembrete para a separação correta de lixo. Separar e reciclar o lixo pode evitar danos significativos às pessoas e ao ambiente; economizar energia, matéria-prima e água; racionalizar o uso do espaço de aterros e lixões; e ainda gerar renda.


A empresa reitera seu compromisso de proteger o meio ambiente através de práticas voltadas para o desenvolvimento sustentável, identifica e controla os próprios aspectos e impactos e torna isso público, até mesmo, em sua política integrada, código de ética e é pauta recorrente na comunicação institucional.


Em todas as suas áreas de trabalho, a empresa mantém lixeiras de reciclagem e, utilizá-las corretamente, é o primeiro passo para a disposição e o tratamento adequados dos resíduos. Ao fazê-lo em residências, não se prenda a uma separação tão precisa: basta que você separe o lixo reciclável (seco), do que for orgânico. Procure a associação de coletores de sua cidade para tirar dúvidas e para saber detalhes da coleta residencial.


Seja qual for o ambiente, o primeiro passo da separação é eliminar restos de bebidas e alimentos dos materiais. Higienizar o lixo evita que ele se transforme em local de reprodução de vetores de doenças, bactérias e mau odor, que podem causar desconforto aos trabalhadores da cadeia do lixo. Também para a segurança desses profissionais, outro lembrete importante é sobre o vidro que, quando quebrado, deve ser embalado com cuidado.



Uma iniciativa do Comitê Ambiental


O Comitê Ambiental é um grupo formado por colaboradores da Usina Alta Mogiana, criado em 2010, para respaldar a implantação da ISO 14.001. Até os dias atuais, o grupo se mantém, voluntariamente, realizando atividades como inspeção de aspectos e impactos ambientais e atuando em ações de educação e conscientização de colaboradores.


Para a data, o grupo abordou colaboradores no restaurante da empresa incentivando o descarte adequado para lembrar que além de colaborar com o meio ambiente, a destinação correta do lixo é um dos itens controlados por certificações que envolvem a sustentabilidade, como a ISO 14.001, Bonsucro e, ainda, cobrada em diversas auditorias.



O envolvimento dos gestores foi essencial para alcançar todas as áreas de trabalho pois, através de DDS (Diálogo Diário de Segurança), as equipes puderam ser conscientizadas. Considerando apenas o dia “D”, toda a movimentação sobre o tema envolveu cerca de 1.200 colaboradores, com o compromisso que todos os 3.700 colaboradores serão 100% orientados nos próximos dias.

302 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page