top of page

TROCA DE ÓLEO USADO PARA COLABORADORES

Atualizado: 15 de fev.


A parceira Brejeiro – Produtos Alimentícios Orlândia, esteve na empresa recolhendo óleo de cozinha usado e trocando por óleo novo ou arroz.


No dia 07 de outubro, a equipe do projeto Reviva o Óleo esteve na sede da empresa, abordando os colaboradores na área industrial e, também, próxima à saída do restaurante. No sábado, dia 08, a ação foi estendida também para dependentes e aconteceu na Garagem da empresa, em São Joaquim da Barra.


Na oportunidade, a cada dois litros de óleo usado, o colaborador poderia escolher receber 1 quilo de arroz ou um litro de óleo novo. Ao final dos dois dias, foram arrecadados 345 litros de óleo vegetal saturado, aquele que sobra nas frituras domésticas.



“Essa ação da coleta de óleo usado vem se tornando cada dia mais importante, as pessoas estão criando o hábito de armazenar e destinar corretamente este resíduo. A parceria entre as empresas é uma abertura de portas para que possamos plantar a sementinha da conscientização e da importância da reciclagem. É uma chance de levarmos, para dentro das casas, o conhecimento e abrir uma oportunidade para que seus colaboradores possam participar do Projeto.” Sonali de Oliveira Silva Cheruti (Encarregada Reviva o Óleo na Brejeiro)


Destinar corretamente o óleo deve ser um hábito


O primeiro passo foi conscientizar os colaboradores da necessidade de fazer o descarte correto do óleo usado, informando os malefícios de jogá-lo, diretamente, no esgoto doméstico, por meio da divulgação de materiais informativos e abordagens do Comitê Ambiental – grupo de colaboradores envolvidos com a pauta ambiental na empresa.


A gordura utilizada no preparo de alimentos fritos pode causar problemas, quando jogada na pia ou nos ralos. Quando o óleo de cozinha é descartado assim, ele acumula-se nas paredes dos canos e retém outros materiais causando entupimentos, que podem causar prejuízos graves às residências e redes de esgoto.


Na natureza, as substâncias do óleo não se dissolvem na água e quando chegam aos cursos d'água causam descontrole de oxigênio, causando a morte de peixes e outras espécies. Em contato com o solo, pode gerar graves contaminações.



Sobre o projeto


A empresa Produtos Alimentícios Orlândia S.A. Com. Ind , conhecida como Brejeiro, idealizou o Projeto Reviva o Óleo, visando garantir a preservação ambiental. Sob o slogan “Atitude que preserva a vida”, teve início em 2008, com a realização de uma campanha para conscientização sobre o descarte correto do óleo usado e, desde 2009, oferece uma opção de destinação correta, colaborando para a preservação do meio ambiente.


Para as pessoas que tem óleo usado em casa e desejam colaborar, podem entregar na sede da Brejeiro em Orlândia ou procurar um de seus pontos fixos de coleta, como a Funerária São Domingos, em São Joaquim da Barra, ou a Casa da Agricultura, em Guará.

541 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page