top of page

Trânsito da Paz impacta, diretamente, mais de 1200 pessoas

Atualizado: 10 de out. de 2023



Usina Alta Mogiana participa de parceria com voluntários para incentivar respeito e segurança no trânsito de São Joaquim da Barra

A iniciativa teve o objetivo de promover a cultura da segurança e da paz no trânsito e foi realizada em parceria pelo Rotary Club de São Joaquim da Barra, Usina Alta Mogiana e ETEC Pedro Badran, com o apoio do CONSEG, Polícias Civil e Militar, além de diversas empresas e organizações locais. O objetivo unificado foi aumentar a conscientização sobre práticas seguras no trânsito para toda a comunidade.


O Rotary Club de São Joaquim da Barra tem uma tradição de uma década na realização de ações de conscientização durante a Semana Nacional de Conscientização no Trânsito, culminando no evento aberto ao público. Esta iniciativa oferece uma oportunidade única para a aquisição de conhecimento para tornar as ruas mais seguras, deixando um legado valioso.


Parte importante das já tradicionais atividades é a realização de palestras nas escolas da cidade, anualmente, em que os estudantes recebem informações ministradas por técnicos de segurança da Usina Alta Mogiana. Em 2023, seis escolas locais foram beneficiadas pela atividade, além dos alunos da FACESB e os jovens do Tiro de Guerra.



Uma adição valiosa foi a palestra conduzida pelo Dr. Vinicius Marini, Delegado da Polícia Civil de São Joaquim da Barra, realizada na ETEC Pedro Badran, no dia 20 de setembro. Ao todo, 612 pessoas assistiram às 8 palestras, com uma mensagem de segurança no trânsito e responsabilidade que permanecerá influenciando positivamente o comportamento nas ruas da cidade.


No sábado, 23 de setembro de 2023, São Joaquim da Barra testemunhou o evento "Trânsito da Paz", que alcançou o público estimado em mais de 600 pessoas, entre estudantes, voluntários e visitantes que passaram pela Praça 7 e participaram das atividades.


Das 09h30 às 12h, a praça central foi o cenário de uma programação diversificada, direcionada a pessoas de todas as idades. O evento proporcionou atividades educativas, brinquedos infláveis e cama elástica para as crianças, distribuição de pirulitos e outros brindes. Em virtude do forte calor, foram criados pontos de distribuição de água, gratuitamente, cedidas por empresas parceiras: Vittia, Pedalo Mais e Unip.



O Trânsito da Paz alcançou com sucesso a meta de envolver a comunidade de forma eficaz, promovendo a participação ativa de escolas, organizações locais, empresas e cidadãos comprometidos.


“Uma comunidade deve estar unida para promover e conquistar mudanças significativas. Essa busca pela segurança e pelo respeito não deve vir apenas das autoridades, deve ser uma preocupação de cada cidadão. A simples realização dessas atividades em conjunto, exemplifica a relevância e o anseio por um trânsito mais seguro e humano para todos.” Vera Martins Guedes - Gerente de Gestão de Pessoas da Usina Alta Mogiana.

Isso reflete a importância que a comunidade de São Joaquim da Barra atribui à segurança no trânsito e à promoção de um trânsito mais humano e seguro.


“A Etec Pedro Badran, nesse sentido, prega a visão da unidade escolar, de ‘oferecer Ensino gratuito de qualidade, ao possibilitar a formação do cidadão em toda sua amplitude de ser humano econômico, estético, social e ético’. O papel da escola é participar da orientação do cidadão para respeito ao próximo, ter empatia, entender a sua função no trânsito, compreender como se faz uma direção defensiva. Dessa forma, toda a população se beneficia.” Rade Siena - Diretor da ETEC Pedro Badran

Os idealizadores acreditam que o trabalho constante pode influenciar, positivamente e a longo prazo, o maior número possível de participantes.


“O Evento Trânsito da Paz tem como objetivo alertar os motoristas sobre os perigos do trânsito e incentivar comportamentos seguros no volante, pois responsabilidade e consciência no trânsito são fatores determinantes para que acidentes e outras ocorrências mais graves não coloquem em risco a vida de motoristas, passageiros e demais utilizadores das vias.” - Daniela Cristina dos Santos, Presidente do Rotary club São Joaquim da Barra 2023-24.


O Trânsito da Paz de 2023 reafirmou o compromisso da comunidade de São Joaquim da Barra com a segurança viária e, este ano, o evento superou em muito as expectativas de público, graças ao envolvimento de escolas locais, técnicos especializados e ampliação da rede de voluntários envolvidos.




1.119 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page