top of page

Programa ReAção apresenta uma abordagem abrangente para melhorar a saúde dos colaboradores

Atualizado: 10 de out. de 2023

Em um cenário global onde a obesidade assume grandes proporções, a Usina Alta Mogiana está na linha de frente da saúde corporativa, oferecendo um grupo de apoio e uma abordagem inovadora para a luta contra o excesso de peso entre seus colaboradores.



A iniciativa das equipes da Gestão de Benefícios e de Medicina do Trabalho idealizou, em 2017, o Programa ReAção é uma estratégia complexa e ampla, que busca provocar mudanças no estilo de vida dos participantes. O programa oferece uma abordagem multidisciplinar, trazendo para a mesa diversos profissionais da saúde - médicos, equipe de enfermagem, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos - para criar um ecossistema de apoio integral.


Para combater e prevenir o problema, a empresa entendeu como necessidade promover apoio para os colaboradores, visando mudanças de hábitos, alimentação equilibrada e exercícios físicos. Assim, o programa ReAção oferece atendimento em grupo, acompanhamento médico, monitoramento de saúde, apoio nutricional, psicológico, atividade física coletiva e encaminhamento especializado. O objetivo é, durante um ano, capacitar o grupo participante a adotar hábitos saudáveis a alcançar seus objetivos de emagrecimento e manter a saúde, posteriormente.


O coração do programa é uma abordagem que vai além de simplesmente perder peso e visa incentivar mudanças de hábitos alimentares, a prática regular de atividades físicas e o tratamento profissional da obesidade como um todo. Ele começa com uma palestra introdutória que delineia os pilares da mudança e oferece aos participantes uma visão completa da jornada pela frente.


O ReAção busca promover a saúde e o bem-estar do grupo de colaboradores participante, por meio de uma abordagem multidisciplinar, visando mudanças de hábitos alimentares, prática de atividades físicas e tratamento adequado da obesidade. Seus benefícios incluem melhor qualidade de vida, aumento da produtividade e prevenção de doenças crônicas.


Com uma atenção especial à saúde mental, o programa também oferece suporte psicológico, pois lidar com as emoções, frequentemente, está associado ao excesso de peso e problemas como ansiedade e compulsão alimentar. A abordagem psicológica visa não apenas os resultados de curto prazo, mas a construção de uma relação saudável e sustentável com a comida.




Desde o seu lançamento, 120 colaboradores da Usina Alta Mogiana tiveram a oportunidade de participar do programa "ReAção". Algumas opiniões, de quem se engajou e manteve-se ativo, reforçam o poder de transformação que esse compromisso pode alcançar:


"O mais difícil, pra mim, foi quando comecei esse projeto, porque eu vinha de uma alimentação muito exagerada e é complicado mudar isso do dia para a noite... Mas ficou bem claro, essa redução não é para 'passar fome', é para adequar as quantidades e escolher o que comer: a verdadeira reeducação alimentar. O mais fácil, as idas na academia, psicólogo e médico. Antigamente, eu tinha dor nas costas, dor no corpo, cansaço. Hoje minha disposição mudou completamente, eu me sinto 100%. Sem palavras para esse programa, eu só tenho a agradecer por tudo que a empresa vem me proporcionando." Alexandre Alves Barbosa (Encarregado de Produção)

Com a preocupação crescente com a saúde ocupacional e o bem-estar dos colaboradores, a iniciativa da Usina Alta Mogiana ganha destaque. Além dos resultados tangíveis em termos de perda de peso e melhoria da saúde, o programa está construindo uma cultura corporativa que coloca o bem-estar no centro.

“A experiência foi ótima, participei do ReAção e comecei a praticar corridas. Mesmo depois de concluir, estou dando continuidade às atividades. Antes da pandemia, eu praticava caminhada, depois fiquei 2 anos inativo, ganhei peso e vivia bem sedentário... Com o surgimento do ReAção, fiquei animado e vi uma oportunidade de voltar à ativa, de alguma forma. De fato, o ReAção despertou um novo horizonte para minha vida, no sentido de manter um corpo e mente mais saudável. Já fiz 9 corridas, comecei com 5km e estou nos 10km. Meia maratona é um sonho futuro!” Marco Antônio Guilherme (Supervisor de Compras).

Nossos parabéns aos departamentos que idealizaram e concretizaram essa incrível transformação e redefiniram paradigmas na saúde corporativa. A Usina Alta Mogiana, assumindo esse programa inovador, está pavimentando o caminho para uma nova era na saúde corporativa.


Tal visão não se limita ao grupo focal, uma vez que a empresa tem como objetivo disseminar uma conscientização sobre alimentação saudável em toda a organização em outras iniciativas, como a Semana da Saúde, que esse ano, alcança a 13ª edição. Essa abordagem holística da saúde mostra a verdadeira cultura da empresa em benefício de cada colaborador.

1.409 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page