top of page

Previsões climáticas para a safra 2023/2024 foram tema de encontro técnico

Superar os desafios do El Niño foi a discussão em pauta durante o 12º encontro de fornecedores de cana da Usina Alta Mogiana



Na última terça-feira, dia 17 de outubro, a Usina Alta Mogiana recebeu fornecedores de cana para o seu 12º Encontro Técnico, um evento que já se tornou referência para todos os envolvidos. O destaque do dia foi a palestra da agrometeorologista Ludmila Camparotto, da Rural Clima, que trouxe à tona um tema vital para o setor: "O que esperar do clima em anos de El Niño - previsões para a safra 2023/2024".

O El Niño é um fenômeno climático que tem impacto significativo na produção agrícola e desafia as previsões do setor para o próximo ano. Os últimos meses têm sido marcados por condições meteorológicas surpreendentemente irregulares, o que complica as estimativas de produção de diversas culturas. Esse fenômeno climático ocorre quando as águas do Oceano Pacífico aquecem mais do que o normal e aumentam a umidade nas costas das Américas, Ásia e Oceania, provocando chuvas intensas nessas regiões.

Um aspecto notável do El Niño é a elevação da temperatura - algo que estamos testemunhando em 2023 aqui no Brasil. No entanto, vale ressaltar que o clima global é afetado por uma série de fatores, não se resumindo apenas a um único fenômeno que, embora ele seja muito importante, outros elementos climáticos também desempenham um papel crucial.




Neste evento esclarecedor, também discutiu-se como cuidar de um canavial saudável, algo que envolve uma série de considerações, desde o manejo de doenças, a escolha das variedades certas e os cuidados de nutrição ao longo de todo o período produtivo, assunto da apresentação de Marcos Medeiros Selegato, engenheiro agrônomo, que compartilhou informações valiosas sobre as Tecnologias EUROFORT de nutrição de alta performance para cana-de-açúcar.

Também foi tratado o cuidado com a preservação ambiental e dos animais silvestres, especialmente, com relação aos cuidados para evitar atropelamento nas vias rurais. Além disso, as discussões permitiram a troca de experiências, visando apoiar a produção agrícola e a qualidade da matéria-prima, fortalecendo os laços entre a Usina Alta Mogiana e seus fornecedores de cana.

Em resumo, o 12º Encontro Técnico desempenhou um papel fundamental no aprimoramento da produção agrícola, colocando ênfase na valorização da sustentabilidade e de práticas adequadas por parte dos fornecedores. Uma valiosa oportunidade, reforçando o compromisso mútuo em direção a uma produção agrícola mais robusto e sustentável.


1.340 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page