PRÊMIO DE PRODUTIVIDADE AGRÍCOLA IDEA - CTC

Prêmio do Grupo IDEA em parceria com o CTC, reconheceu a produtividade da cana-de-açúcar da Usina Alta Mogiana


O excelente trabalho realizado, ao longo de todo o processo produtivo, permitiu elevar o patamar da produtividade agrícola da cana-de-açúcar da Usina Alta Mogiana e receber o primeiro lugar, da região de Ribeirão Preto, segundo o levantamento do Grupo IDEA em parceria com o Centro de Tecnologia Canavieira – CTC. A entrega aconteceu durante o “23º Seminário de Mecanização Canavieira", em março de 2022, enaltecendo as maiores produtoras de cana, em cada região.


Para explicar melhor o peso do resultado alcançado, convidamos Luís Augusto Contin Silva (Guto), Gerente de Produção Agrícola: “Esse prêmio é disputado por um grande número de empresas, é um benchmark que nos parametriza com uma gama de empresas das mais diversas capacidades e tamanhos. As realidades são muito diferentes, mas a fórmula que conduz a quantificação do resultado final leva uma série de quesitos em consideração e permite o comparativo."




Por esse feito histórico, a empresa organizou um almoço especial no restaurante, na última quarta-feira, 20/04, comemorando os impressionantes resultados. Ainda nas palavras de Guto Contin: “Afinal, quem não gosta de receber um presente, um elogio? Algo que valorize o trabalho que foi feito?”.


A produtividade de cana é extremamente complexa, diferente de uma cultura rápida, é influenciada por uma série de fatores. Isolada a parte climática, que independe dos colaboradores, para a conquista de uma boa produtividade é necessário plantar com assertividade, assim como conduzir, fazer escolhas, um bom planejamento e colher mantendo boas práticas.


“A produtividade da cana não depende de alguns colaboradores, tem o envolvimento da agrícola como um todo. Exige desde um bom planejamento, a uma boa execução do plantio, de tratos, idem para a colheita. Por esse motivo, não tem como segregar equipes, é o mérito de todos nós e tambdaqueles que nos apoiam, como as áreas administrativas” - Guto Contin

Foi justamente essa complexidade e abrangência, que inspirou a empresa a compartilhar a opinião de cada um dos demais presentes ao evento.


Sobre o Seminário de Mecanização Canavieira

Focado na difusão de práticas de produção canavieira, o evento reúne, em dois dias, especialistas de diversas áreas para tratar sobremelhorias na cultura da cana, tecnologias e mecanização.


Participando pela primeira vez do seminário, Jefferson A. Ferracini da Silva, Técnico em Agricultura de Precisão, compartilhou suas impressões: "Foram ótimos palestrantes e materiais didáticos que mostraram muito sobre tecnologia, custos e várias tendências, como energia e biometano, por exemplo. Eu não sabia que a Usina seria premiada e, ao ficar sabendo, senti muito orgulho por estar na equipe que conquistou o primeiro lugar da região."



Encerrado o evento, foram anunciadas as Usinas Campeãs de Produtividade Agrícola, anualmente, reconhecendo as maiores produtoras de cada região.“Sentimos um grande orgulho quando vários palestrantes citaram o nome ‘Usina Alta Mogiana’ao longo do evento, como sinônimo de qualidade e ousadia. Quando você sobe ao palco pra receber uma premiação tão importante, passa um filme em sua cabeça, de como as pessoas são importantes e como valorizamos isto em nossa empresa. Foi muito gratificante representar a família Alta Mogiana nesta premiação”, disse Flávio Roberto Coelho (Araxá),Supervisor de Produção do Centro de Controle Operacional.


Diferentes contribuições, mérito coletivo


Para entender as diferentes contribuições de cada estrutura para o excelente resultado, entrevistamos alguns gestores, entre eles, Eduardo César Vicente Fidélis, Gerente do Processo Colheita que enfatizou o capricho como diferencial: “Em relação à nossa equipe do plantio de cana, que é a mesma de colheita, é preciso plantar com qualidade, com dedicação, sem pisar na cana, colocando a quantidade certa e variedade certa, não deixando falhar... É importante dizer isso, porque a gente cultiva um ser vivo, é uma planta que vai dar toda a produção da nossa empresa. Depois, o que a colheita faz é trazer o máximo de cana pra usina, deixando no campo a palha e a ponteira para virar adubo de novo pro solo. Isso traz um açúcar por hectare alto, é a contribuição dos dois processos e também do controle agrícola que é feito, no Centro de Controle Operacional, Controle de Tráfego, Transporte... exige o mesmo capricho, amor e segurança.”.


No Processo Desenvolvimento Agrícola, até a manifestação das opiniões foi complementar. Segundo Luís Fernando Sartorato, Supervisor de Produção: "Com equipes treinadas e motivadas, fazemos a aplicação do manejo recomendado para cada situação com qualidade e segurança". Mariele Penteado, Supervisora, detalhou: “Cada integrante é comprometido e capacitado, constantemente e as atividades que desempenham coletam informações de campo de maneira precisa, montando uma base confiável para a definição das estratégias e sua aplicação”. Matheus Palazzo, Supervisor, apontou, como diferencial “a sincronia do manejo técnico com a disponibilidade operacional é o segredo para a conquista das metas” e Luís Gustavo Nunes, Gerente, finalizou: “Além disso, o clima organizacional da Alta Mogiana motiva os colaboradores, que sentem orgulho em fazer parte desse time.”


Saulo de Almeida Cantasini, Gerente do Processo Nutrição, referenciou a diretoria da empresa “que nos dá condições de realizar um bom trabalho, com investimentos em infraestrutura, equipamentos e condições de insumos para podermos fazer o melhor trabalho” e destacou o compromisso assumido pelas pessoas:

“As equipes colaboraram com essa conquista quando se comprometeram com a empresa a tratar 100% do nosso canavial. Temos certeza que o canavial é tratado com qualidade, com o que de fato a cana precisa para poder expressar todo o seu potencial de produtividade. À frente do Processo Nutrição e, como colaborador da Usina Alta Mogiana, me sinto muito honrado”. - Saulo Cantasini


O alinhamento dos pontos de vista, destacando o mérito do trabalho coletivo, é notório entre os entrevistados: “Esse prêmio foi importante, pois ele veio coroar o sistema produtivo adotado pela Usina Alta Mogiana, desde o preparo de solo até a colheita, passando por todas as operações dos processos tratos culturais, nutrição, plantio e desenvolvimento, aliado a boas escolhas técnicas e capricho nas operações” disse Manoel Vicente de Faria Neto, Gerente de Tratos Culturais. A posição foi reforçada por Murilo Figueiredo Russi, Supervisor de Produção do mesmo processo: “Foi uma honra representar a equipe agrícola na premiação. O trabalho de todos os colaboradores é o que faz esta empresa ser o que é hoje! Ninguém constrói nada sozinho, estamos todos juntos nessa jornada”.


Representando uma das áreas de apoio, Marllen Biasi Giroldo, Supervisor de Manutenção Automotiva, ressaltou: "Ganhar este prêmio é coroar o trabalho conjunto de toda a equipe da Alta Mogiana e nós, da Manutenção Automotiva, ficamos contentes por poder preparar o solo junto ao processo Preparo, combatermos as pragas, junto aos processos Tratos Culturais e Desenvolvimento, alimentar e irrigar a cana junto ao processo Nutrição e ainda plantarmos e colhermos com excelência junto ao processo Colheita. Temos a certeza que, com a nossa sinergia e dedicação, seremos novamente reconhecidos. É um prêmio conjunto.”


“Minha satisfação é estarmos no topo com toda uma equipe agrícola muito coesa, participativa, comunicativa e prestativa. Sempre um compartilhando com o outro, otimizando, escutando e integrando todas as áreas. Isso é Alta Mogiana!” - Eduardo Fidélis


Uma conquista com sabor especial


O setor já vinha sofrendo um déficit hídrico de anos anteriores, agravado em 2021, com fortes geadas e incêndios em algumas regiões, reduzindo o teor de sacarose entre produtoras e, mesmo assim, algumas empresas conseguiram se destacar. Ser homenageada e premiada como referência de produtividade, num ano de tantas dificuldades, é saborear a vitória de forma diferente.


“Quando, na soma das mais diversas análises setoriais, se atinge um resultado bom, você fica feliz pelo reconhecimento, por ver que o trabalho está sendo bem feito”, disse Guto Contin, reiterando nosso destaque entre as demais. Com orgulho, pode-se dizer que cada colaborador foi essencial para alcançar esse resultado tão expressivo e deve dele se orgulhar.

2.629 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo