top of page

Desenvolvimento de Fornecedores

A evolução das parcerias leva à entrega de materiais e serviços com mais qualidade


Uma boa contratação exige não só avaliação de preço justo, mas principalmente o compromisso de ambas as partes para o fornecimento de serviços de qualidade. Nesse contexto, torna-se essencial desenvolver o relacionamento com nossos parceiros, evitando incertezas para encontrar novas fontes de fornecimento e altos custos para pesquisar e avaliar novos prestadores de serviço.


Buscando uma condição de parametrizar o acompanhamento e melhorar nosso desempenho com os atuais prestadores de serviço, foi desenvolvido um trabalho entre a Divisão Industrial e o processo de Suprimentos, que nasceu marcando mais um ponto para a vanguarda da Usina Alta Mogiana, chamado pelas equipes de “Desenvolvimento de Fornecedores”.


O intuito desse programa é aumentar o nível de envolvimento e a parceria com os fornecedores, levando a uma entrega de materiais e serviços com mais qualidade, menos riscos e no tempo certo, podendo, inclusive, facilitar o desenvolvimento de produtos inovadores ou serviços de qualidade superior.



“Foi realizado um detalhamento das contratações que atenderam as necessidades na última entressafra. Obedecendo critérios de classificação ABC, gerando uma listagem por UTAG - Unidade de Times Auto Gerenciáveis, como são chamados os Setores na indústria, com os maiores fornecedores, por custo e nível de especialização do serviço prestado. Cada gestor avaliou os fornecedores, quanto a: Qualidade, Entrega, Parceria, Gestão e Segurança. Também identificou pontos positivos, problemas e lições aprendidas, identificadas na entressafra.” - Anderson Russo, Administrador de Contratos.



Depois da parametrização das informações, durante todo o período de safra, estão ocorrendo reuniões de alinhamento, em que são discutidos os resultados da análise entre os gestores responsáveis pela área que o serviço foi prestado, Suprimentos e o fornecedor. Em abril, foi realizada a reunião com a empresa Zanini Renk Equipamentos Industriais, oportunidade em que ouvimos a opinião da CEO sobre sua participação no programa.


"Nossa missão como empresa é de apoiar nossos clientes na entrega de soluções que permitam elevar sua performance operacional. Para atingir esse nível de excelência é necessário que se estabeleça uma verdadeira relação de confiança entre cliente e fornecedor. Nossa história com a Alta Mogiana desponta de décadas quando iniciamos os estudos e introduções das tecnologias para moendas e geração de energia na usina, e ao longo desta jornada, fomos diversas vezes desafiados pela equipe técnica da usina para apoiá-los na solução de problemas ou no desenvolvimento de novas e melhores práticas na busca da excelência. O que observamos é sempre uma inquietação em tentar fazer melhor, ou nos fazer pensar diferente e buscar resultados diferentes. Essa interação é muito enriquecedora para ambos." - Cristiane Câmara Braz, CEO da Zanini Renk

Nos meses de maio e junho, outras empresas também já participaram das reuniões de alinhamento: AMD Isolamentos Térmicos, CCRG, Construtora e Engenharia Rezende, Dedini Indústria de Base, Eletro Soares Oliveira, Elton Rodrigues Mandrilham, Fênix Jateamento e Pintura, General Chains, J.F.L Caldeiraria e Montagem Industrial, Mausa S.A. Equipamentos Industriais, Merco Service Comércio de Refratários e Isolamento, MX Drive, Prolink, R e C Elétrica, Sara da Costa de Oliveira, Serv Montagem Industrial, Siemens Infraestrutura e Indústria, Siner Engenharia e Comércio, Vibromaq Centrífugas de açúcar, VS Equipamentos Industriais, WEG Cestari Redutores, Zana Comércio de Peças e ZAP Montagem Industrial e Serviços.

1.595 visualizações0 comentário
bottom of page