top of page

Audiência Pública do CONSEMA

Comunidade avaliou expansão das atividades da Usina Alta Mogiana


O Conselho Estadual do Meio Ambiente - CONSEMA, realizou, no dia 18 de agosto de 2022, uma Audiência Pública sobre o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto ao Meio Ambiente – EIA/RIMA referente ao licenciamento para uma ampliação da moagem de cana-de-açúcar, da área construída e instalação de novos equipamentos do perímetro industrial, sob responsabilidade da Usina Alta Mogiana.




Totalmente aberta à população, uma audiência pública é um instrumento de participação popular, uma reunião acessível e informal, para debater sobre a elaboração de um projeto de lei ou a realização de empreendimentos que podem gerar impactos à cidade, à vida das pessoas e ao meio ambiente. Divulgada em rádios e publicada em jornais, a audiência aconteceu no salão de eventos do LIONS Clube de São Joaquim da Barra e participaram cerca de 80 pessoas, entre autoridades e membros da sociedade civil.


Presidiu a audiência Anselmo Guimarães de Oliveira - Secretário-Executivo do CONSEMA, ao lado de Fábio Deodato, Representante técnico da CETESB São Paulo e de Ludimilla Auad, Conselheira do CONSEMA.


Representando a Usina Alta Mogiana, Fernando Vicente - Diretor Industrial, falou sobre a história da empresa beneficiando São Joaquim da Barra e região, destacando suas ações de responsabilidade social.



"Há uma preocupação muito forte nossa, do papel social que a usina tem que exercer. Não menos importante é a nossa responsabilidade de formação do nosso time. A questão educacional é nossa grande prioridade." - Fernando Vicente


A defesa técnica foi realizada por Danilo Fiori, da consultoria AMBIUM, organizadora e gerenciadora das informações estratégicas e ambientais da empresa.



“A gente sabe que em todo processo agrícola e industrial, é óbvio que impactos ambientais podem ocorrer. O importante é que a empresa tenha ciência, controle, consiga tomar as ações e mitigar isso da melhor forma possível.” - Danilo Fiori


Representando o poder público, o prefeito de Ipuã, Ronywerton Pereira, falou sobre os empregos gerados para nossa região, bem como o apoio à comunidade em Ipuã, através por exemplo, de vagas dentro do programa Jovem Aprendiz ou, ainda, das aulas gratuitas de Natação, oferecidas com o patrocínio da empresa através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.


“As audiências públicas tem, justamente, esse objetivo de ouvir aquilo que é trazido pela sociedade, é um momento muito singelo do processo de licenciamento ambiental e sempre visto com bastante atenção pelos órgãos. O processo não se finaliza aqui, a audiência pública não tem caráter deliberativo, ainda vai passar pela análise técnica e pelo CONSEMA, tão logo emitido o parecer técnico da CETESB.” - Anselmo Guimarães


A transmissão da audiência também foi realizada, ao vivo, no YouTube do CONSEMA e ficará disponível para posterior consulta. Atualmente, a empresa aguarda a emissão da licença ambiental ou se haverá manifestação da CETESB para complementar, posteriormente, a defesa do projeto.

1.078 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page