ALTA MOGIANA COMPLETA 38 ANOS DE HISTÓRIA

Há 38 anos, em 06 de outubro de 1983, foi constituída a Usina Alta Mogiana. Esta história nasceu do sonho de um empresário e engenheiro agrônomo de prosperar nesta região, movimentando a economia e gerando postos de trabalho para São Joaquim da Barra e vizinhança.

Energia que vem da terra

"A energia que vem da terra" foi o primeiro slogan criado pelo fundador, Luiz Octavio Junqueira Figueiredo, para se referir à então Destilaria Alta Mogiana Ltda. A produção de combustível a partir da cana-de-açúcar era o desafio do momento e, para isso, a destilaria de etanol hidratado automotivo foi instalada na Fazenda Sant' Ana, área rural do município de São Joaquim da Barra. Em dezembro de 1983, a indústria começava a tomar forma, com a aquisição da primeira moenda da empresa.



Em 1985, sua primeira safra, possuía capacidade de moagem de 228 mil toneladas de cana-de-açúcar e produção de 18 milhões de litros de etanol hidratado. O nome da Alta Mogiana ficou marcado na história do agronegócio brasileiro desde a fundação, sendo a primeira destilaria de álcool do país a se erguer sem subsídio, sem os recursos do programa Proálcool.


A preocupação e o cuidado com as pessoas brotou juntamente com a primeira safra. Nessa época foi iniciado o trabalho de assistência social, com a doação de livros e materiais escolares aos filhos de colaboradores. Em 1994, à produção de etanol somou-se o açúcar, graças ao pioneirismo na contestação do regime de cotas para produção desse alimento, até então rigidamente controlada pelo governo federal. Nesse ano, transformou-se em Usina Alta Mogiana S/A e, por intermédio de uma decisão judicial favorável, juntou-se ao seleto rol de produtores, fabricando 400.000 sacas de açúcar.



 

‘‘Em maio de 1982, os trabalhadores agrícolas enfrentavam uma triste realidade: o desemprego, após o término das colheitas de verão. Neste momento, esperançosos, iniciamos o projeto de fundação da Destilaria Alta Mogiana, idealizando a volta dos empregos.

Em 1984, depois de enfrentar toda a burocracia que dificultava o empreendedorismo no país, iniciamos a construção de nossa planta industrial, o plantio e o cultivo da cana-de-açúcar. Quando o poder do capital encontra apoio na força do trabalho, todos os obstáculos são vencidos".

Luiz Octavio Junqueira Figueiredo (Diretor Superintendente)


 

Energia em Evolução

Da crise nacional no fornecimento de energia elétrica (apagão), em 2001, vislumbrou-se o crescimento. Consolidada no mercado, a Alta Mogiana inovou, uma vez mais, ao investir na produção de energia elétrica a partir do bagaço de cana e criar a Unidade de Transmissão de Energia (UTE Alta Mogiana).


Ao longo de sua trajetória, expandiu seu parque industrial, investiu fortemente no capital humano, apoiou diversos projetos sociais, acumulou recordes, prêmios e certificações de qualidade. No ano de 2000, foi inaugurado o novo prédio da sede administrativa da empresa e também o Restaurante, que com gestão própria serve em torno de mil refeições diárias. Em 2003, foi a primeira usina do mundo a alcançar a OHSAS 18001 – Sistema de Gestão e Segurança e Saúde Ocupacional (atualmente, ISO 45.001).


Mais do que buscar destaque no cenário sucroenergético, a Alta Mogiana sempre buscou impactar positivamente a sociedade na qual está inserida. Em 2001, lançou o projeto Educando para o Futuro, voltado à inclusão digital de estudantes da rede pública. O incentivo à leitura está presente na história da empresa desde sua fundação e, desde 2007, a empresa passou a patrocinar variados projetos que envolvem o tema.

A constante evolução e investimentos em tecnologia, em todas as suas áreas, proporcionou atingir números cada vez mais expressivos, com relação a produtividade. Em 2020, foram moídas 6.870.000 toneladas de cana, a 2ª maior do Brasil, e produzidas 12.500.000 sacas de açúcar branco, colocando a empresa na posição de maior produtora do mundo.

Em 2020, a Usina Alta Mogiana conquistou o selo da GPTW, que certifica as Melhores Empresas para Trabalhar. Em 2021, está presente novamente entre as "Melhores Empresas" e também concorreu a premiações, em segmentos específicos, como no do agronegócio.



Hoje, pode-se afirmar que a empresa produz muito mais do que cana-de-açúcar e seus derivados. Produz açúcar, etanol, energia e muitas histórias... Está presente, diariamente, na vida de cada colaborador que compartilha sua dedicação; de parceiros e fornecedores que honram com seus compromissos; e com toda sociedade, que recebeu a Alta Mogiana de braços abertos e que contribui para o seu desenvolvimento. A todos os envolvidos, a palavra do momento é gratidão!

42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo