Agora é sobre elas!

Um reconhecimento ao profissionalismo da mulher e sua contribuição para a agroindústria


É inegável a contribuição das mulheres nas atividades da empresa e para o mercado de trabalho, especificamente, na agroindústria. A Usina Alta Mogiana possui diversos exemplos de sucesso no emprego da força feminina e isso se deve ao engajamento dessas profissionais na busca de conhecimento, bem como a construção de um espaço de trabalho que seja seguro e acolhedor para elas, enaltecendo o respeito nas relações interpessoais. A conjunção desses fatores tem sido uma verdadeira mola propulsora de oportunidades.


A participação feminina na empresa existe há anos e vem, constantemente, se consolidando, na crescente medida em que as mulheres conquistam espaços e executam tarefas vistas, equivocadamente, como masculinas. A condução de máquinas, caminhões e equipamentos ou os serviços voltados à manutenção industrial, dentre tantos outros que podem ser elencados, são exemplos que dão conta da eficiência e versatilidade de nossas profissionais.


Se, para algumas pessoas, ainda possa parecer que a atividade agroindustrial não combina com a feminilidade, a solidez da contribuição das mulheres vem tornando-a cada vez mais próspera e mensurável, com desempenhos elogiados, em diversas áreas. A constante capacitação técnica é ponto fundamental dentro de qualquer carreira, independente de gênero e a Alta Mogiana valoriza as pessoas que apresentem constante desenvolvimento.


Internamente, durante todo o mês de março, a empresa está divulgando uma série de informativos intitulados “Agora é sobre elas” com dados, nem sempre agradáveis, sobre a realidade feminina no país e no mundo. Além disso, convidamos três profissionais para discutirem sobre os Direitos das Mulheres em um bate-papo, leve e esclarecedor, entre a Dra. Cláudia Félix de Lima (Juíza de Direito), Vera Lúcia Martins Guedes (Gerente de Gestão de Pessoas) e Layana Rodrigues Magalhães (Coordenadora de Gestão de Benefícios), que será disponibilizado em nossa ferramenta de comunicação corporativa, o Portal do Colaborador, no dia 25 de março.



Vera salienta o papel da empresa ao promover essa série de iniciativas e discussões sobre o tema:

"De maneira muito especial, dentro dessa campanha estamos buscando enaltecer o papel dentro da empresa e, mais do que isso, buscando também a conscientização de todas as mulheres e dos seus vários papeis dentro da sociedade." Ela completa: "O assunto não sai de voga, seja por um noticiário triste, ou pelas conquistas que temos visto as mulheres alcançarem dentro da luta por seus direitos."






"Todo mundo precisa ter ciência de seus direitos, das suas obrigações, do que pode fazer ou do que não pode fazer e, principalmente, de que forma pode denunciar aqueles fatos e de que forma pode ajudar a pessoa envolvida também", explica a Dra. Cláudia, que reforça a importância da empatia para a mudança social "Cabe a cada cidadão, a cada pessoa na sociedade, fazer o que estiver ao seu alcance para que o outro também esteja bem. A gente só tem uma sociedade melhor quando a gente começa a se preocupar com o outro, quando a gente tem empatia."


Em relação aos suportes possíveis, Layana relembra o programa de apoio pessoal Alelo que oferece orientação jurídica, financeira e apoio psicológico, foi adotado pela empresa desde 2021:

“Cabe também nesse momento, a nível de informação, lembrar que se qualquer mulher da empresa ou nossas dependentes sofrer violência ou qualquer violação dos seus direitos e precisarem desse atendimento, podem lançar mão dessa ferramenta de atendimento telefônico, que funciona das 07h da manhã às 08h da noite, com vários profissionais da psicologia para um atendimento gratuito, individual e completamente ético - ninguém da empresa vai saber o que essa mulher vai conversar na rede de apoio.”


A construção de uma homenagem ao dia da mulher foi aberta para quem quisesse celebrar a força e capacidade de adaptação femininas. Genuinamente escrito por elas, o material ilustrou nossas redes sociais no início de março, em uma série de publicações comemorativas que exaltam sua força e resiliência, em qualquer lugar que desejem ocupar na sociedade.


Assim, além de ser dignamente lembrada, a data foi também fonte de informação e fortalecimento dos laços de respeito, do orgulho e admiração que todos nutrimos, pela mulher, em seus diferentes papeis.


Alguns colaboradores, representando os demais companheiros de trabalho, aproveitaram o espaço para também homenagear a elas, ilustrando a máxima de que é a valorização e o comportamento de todos na empresa, que proporciona uma efetiva igualdade para que as mulheres possam se sentir confortáveis em qualquer lugar que desejem estar.



“Ser mulher é: ser mãe, ser amiga, ser guerreira, ser esposa, ser filha. Ver o mundo com doçura, admirar a beleza da vida com romantismo, desejar o indesejável e buscar o impossível. Essas são as mulheres.”

Vandirei Gomes Santos – Motorista




“Mulher é guerreira por natureza e profissional por competência. Feliz dia da mulher!”

Diogo José Chagas Barbosa – Auxiliar Operacional

709 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo