top of page

4º Feira do Livro de Guará reuniu público recorde

Atualizado: 6 de jun. de 2022

Realizada pela Prefeitura Municipal de Guará com patrocínio da Usina Alta Mogiana, o evento transformou a praça 09 de Julho em palco para diversas programações culturais

Disseminar a cultura em sua área de atuação, através de ações que promovem a valorização da leitura, da educação e do esporte é parte importante dentro do conjunto de estratégias da Usina Alta Mogiana, que visa desenvolver e impactar, positivamente, as comunidades ao redor da empresa. Partindo desse princípio, mais uma vez, a parceria público-privada foi o que possibilitou a realização da 4ª Feira do Livro de Guará, que aconteceu de 18 a 22 de maio. Essa edição do evento, que atraiu mais de 15 mil pessoas ao longo de toda sua programação, foi realizada pela Prefeitura Municipal de Guará e AZF Produções, com o patrocínio da Usina Alta Mogiana, por meio do PROAC – Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo, lei de incentivo fiscal que reverte parte do ICMS pago pela empresa para apoiar projetos culturais.

Fotos cedidas pela Prefeitura Municipal de Guará


Com foco na educação de crianças e jovens, com atrações escolhidas especificamente para cada faixa etária, ensinou de forma lúdica e entreteve alunos das escolas do município e também de cidades vizinhas, como Pioneiros, Ituverava e Ribeirão Corrente, que estiveram presentes. Os estandes dos livreiros convidados ofertaram livros com valores acessíveis, a partir de R$ 5,00, e opções de gêneros literários dos mais variados. Como forma de incentivo, a Prefeitura ofereceu o “cheque-livro” no valor de R$ 20,00, para os alunos da rede municipal de ensino. Palestras com profissionais renomados e shows que agradaram os mais diversos gostos musicais encantaram o público adulto, que não se deixou abalar frente às baixas temperaturas presenciadas na região nesse período.

Fotos cedidas pela Prefeitura Municipal de Guará


A abertura da Feira aconteceu no dia 18 de maio, com a presença do Prefeito Vinícius Magno Filgueira e demais autoridades do município, Luiz Gustavo Junqueira Figueiredo, Diretor Comercial da Usina Alta Mogiana e de Vera Lúcia Martins Guedes, Gerente de Gestão de Pessoas, ambos representando a empresa. Além da cerimônia de abertura, a Praça 09 de Julho foi tomada pela emoção com a homenagem prestada ao professor Joaquim Martins, profissional conhecido na cidade e que representa o importante papel do educador na vida dos estudantes. Essa ação foi estendida a vários outros professores durante o evento, agentes transformadores através da educação.

A primeira noite ainda contou com a participação do humorista Diogo Almeida, que arrancou gargalhadas da plateia com seu stand up comedy, inspirado na vida dentro das salas de aula. O show musical ficou a cargo do “Duo Sciotti”, composto pelos instrumentistas Sérgio e Derico, que ficou nacionalmente conhecido por seu trabalho com Jô Soares.




“Fomentar a educação e a cultura, de longa data, tem sido pauta na Usina Alta Mogiana. Patrocinar a Feira do Livro de Guará selou, uma vez mais, o compromisso da empresa com a população da cidade".

Vera Lúcia Martins Guedes – Gerente de Gestão de Pessoas




"É um grande prazer para a Alta Mogiana participar desta edição da Feira do Livro de Guará. Na empresa, temos mais de 750 colaboradores da cidade trabalhando conosco e temos um carinho enorme por Guará. Queremos fazer a diferença na vida das pessoas, para isso, investimos em diversos projetos na cidade, no caso a Feira do Livro, e outros como projeto ALMA e Jovem Tenista”.

Luiz Gustavo Junqueira Figueiredo – Diretor Comercial



Fotos cedidas pela Prefeitura Municipal de Guará


As atrações diurnas foram divididas e realizadas na praça central, salão paroquial e no antigo prédio do cinema. No dia 19, a contação de histórias “Chapeuzinho Vermelho” e a apresentação do Mágico Walter, transportou as crianças para um universo repleto de magia e aprendizado. A peça de teatro baseada na fábula “Os três porquinhos”, além de distrair os pequenos, demonstrou a importância do trabalho em equipe. Para o público jovem, o show “Parada Poética”, com o rapper Renan Inquérito, fez poesia em forma de rima e instigou os espectadores a ampliarem seu repertório cultural, tendo contato com diferentes tipos de arte.



Fotos cedidas pela Prefeitura Municipal de Guará


À noite, no palco principal, o palestrante foi o atleta paralímpico Clodoaldo Francisco da Silva, conhecido como “Clodoágua”. Sob o tema “Vencer Desafios”, o nadador falou das dificuldades de ser um deficiente físico no Brasil, os preconceitos sofridos e, é claro, sobre as medalhas conquistadas ao longo de sua carreira. Após a palestra, o multi-instrumentista Diego Figueiredo foi quem deu o tom, envolvendo a todos com o melhor da música popular brasileira. Considerado um dos maiores guitarristas da atualidade, sucesso na Europa e nos Estados Unidos, Diego esbanjou simpatia ao abrir espaço no palco para a participação de artistas guaraenses.

Fotos cedidas pela Prefeitura Municipal de Guará


A sexta-feira, dia 20, começou movimentada no centro de Guará. As atividades foram iniciadas com contação de histórias “João e Maria”, no salão paroquial. Tio Paulão, com seu violão, abordou de forma simples e divertida sobre a boa conduta e o uso das palavras mágicas “por favor” e “obrigado”. No antigo cinema, foi encenada a peça teatral “O Auto da Compadecida”, para alunos do ensino médio, inspirada em um dos clássicos da literatura brasileira, de Ariano Suassuna. No palco principal, com a presença de alunos do ensino fundamental, apresentou-se o cartunista Julinho Sertão, roteirista da equipe do famoso Ziraldo, que compartilhou sobre sua trajetória profissional e seu trabalho como desenhista de forma espontânea e promovendo a interação com o público.

Fotos cedidas pela Prefeitura Municipal de Guará


A palestra-show da noite contou com a presença de Paula Lima, cantora e atriz de musicais, que falou sobre sua carreira, biografia e sua luta contra o racismo, diante das dificuldades impostas pela sociedade às mulheres negras. Uma das mais lindas vozes da música popular brasileira, entre seus depoimentos, cantou o melhor da MPB e soul music, acompanhada pelo colega Diego Figueiredo. Para fechar o terceiro dia de evento, Kiko Zambianchi subiu ao palco para delírio dos amantes do pop rock nacional. Ídolo dos anos 80, entoou músicas consagradas como Primeiros Erros e Eu Te Amo Você, botando os seus fãs para dançar.

Fotos cedidas pela Prefeitura Municipal de Guará


Na manhã do sábado, dia 21, passou pelo palco principal o ex-jogador de basquete Marco Aurélio Pegolo dos Santos, mais conhecido como “Chuí”. O ex-atleta compartilhou suas experiências como jogador de basquete profissional e destacou a importância do esporte na formação de crianças e jovens. Em seguida, a contação de histórias com o Tio Paulão envolveu os espectadores com “As histórias que a vovó contava”, atração para toda família.


Fotos cedidas pela Prefeitura Municipal de Guará


As atrações do sábado à noite foram umas das mais aguardadas. Com o frio extremo dando uma trégua, os guaraenses e também moradores das cidades vizinhas, foram em peso para a Praça 09 de Julho assistirem a palestra do Professor César Nunes e ao show de Toquinho. Educador renomado e autor de mais de 35 livros voltados à educação, César Nunes atraiu centenas de pessoas, entre eles inúmeros professores. Autor da icônica música Aquarela e eterno parceiro do compositor Vinícius de Moraes, Toquinho exibiu-se acompanhado de Diego Figueiredo para embalar os ouvintes com belas e conhecidas canções.

Último dia de atividades, o domingo, dia 22, ofereceu uma programação voltada às crianças de todas as idades. O clube do Mickey levou para a praça central os personagens do momento: Sonic, Homem de Ferro, Homem-Aranha, Elsa (Frozen), Mickey e Minnie, proporcionando mais um momento lúdico e repleto de diversão para os pequenos, que ficaram eufóricos com cada detalhe da apresentação. Domingo é dia de descanso e um momento propício para atualizar a leitura em família, pensando nisso, os estandes estavam abertos e repletos de livros, para quem ainda não havia garantido o seu exemplar.

Fotos cedidas pela Prefeitura Municipal de Guará



A palestra de Lili de Grammont, psicóloga e bailarina, emocionou o público no encerramento do evento. A palestrante, filha do cantor Lindomar Castilho e da cantora Eliane de Grammont, comoveu a plateia ao comentar sobre sua tragédia familiar, a morte de sua mãe assassinada pelo próprio esposo, em 1981. Partindo dessa triste história, Lili se tornou militante no combate à violência contra a mulher, dialogando com o público sobre machismo estrutural e propondo um olhar sobre a violência emocional.



Fotos cedidas pela Prefeitura Municipal de Guará


A noite esquentou quando Nasi, vocalista da Banda Ira, começou o seu show com o melhor do rock nacional. Sua música fez os roqueiros vibrarem e sua simpatia surpreendeu a todos, principalmente quando levou um pequeno fã para tocar teclado em cima do palco.

Atrações de qualidade, que vão além das aqui citadas, e a exímia organização foram destaques nessa edição da Feira do Livro de Guará. Para a Usina Alta Mogiana, é motivo de orgulho ver um balanço tão positivo e, principalmente, a população satisfeita com o projeto realizado. Parabéns a Prefeitura Municipal de Guará, Secretaria da Educação, AZF Produções e a todos os envolvidos na realização desse evento.

462 visualizações0 comentário
bottom of page