top of page

35ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

A informação é uma grande aliada a prevenção

Em toda sua história, a Usina Alta Mogiana sempre priorizou o bem-estar e a segurança de seus colaboradores no ambiente de trabalho. Como ferramenta fundamental de conscientização, para reforçar os cuidados e práticas que mantém a empresa um lugar seguro, foi realizada a 35ª edição da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho, também conhecida como SIPAT.


O evento, realizado anualmente, disponibilizou um conteúdo completo e educativo em formato digital, através dos canais de comunicação interna da empresa, a todos os colaboradores.

Entre os depoimentos exibidos, Luiz Eduardo Junqueira Figueiredo, Diretor Agroindustrial, deixou uma mensagem aos colaboradores:



"A empresa preza muito pela segurança, para que todos nós consigamos fazer o nosso trabalho em ordem, com orientação, com qualidade, para que a gente consiga voltar pra casa do mesmo modo que saímos". E ainda reforçou: "Então, espero que a gente consiga aproveitar bastante tudo que for falado, tudo que for transmitido e que a gente realmente faça um ano diferente".



O Cartão Pare

A temática escolhida esse ano foi uma de nossas ferramentas de apoio na prevenção de acidentes: O Cartão Pare.



Esse cartão é entregue a todos os profissionais da empresa e deve ser utilizado, diariamente, junto ao crachá de identificação funcional.


Nele contém 8 perguntas que, dependendo da situação, se o colaborador não souber a resposta deve parar, imediatamente, e procurar seu gestor ou a equipe de Segurança do Trabalho, antes de iniciar a atividade. Representando os colaboradores, Raphael Luiz dos Santos, Técnico Eletrotécnico, foi escolhido para apresentar as funções do Cartão Pare, explicando todos os itens nele descritos:


  • Eu já realizei esse tipo de trabalho?

  • Conheço os perigos e riscos dessa área?

  • Estou em condições de realizar esse trabalho?

  • Estou habilitado para realizar esse trabalho?

  • Eu conheço o procedimento?

  • Conheço os perigos de cada etapa dessa tarefa?

  • Estou utilizando os E.P.I’s previstos?

  • As ferramentas são adequadas e estão em boas condições de uso?


Wanderson Ferreira da Silva, Técnico de Segurança do Trabalho, também reforçou o uso do Cartão durante sua participação:


“O Cartão Pare é uma ferramenta de empoderamento e nós queremos que você, colaborador, se sinta seguro em conversar com seu gestor sobre qualquer tarefa. Procure entender e conhecer os riscos de sua atividade, está com dúvida? Pare!”


Durante a SIPAT, foram produzidos e disponibilizados para os colaboradores vários conteúdos que reforçaram a utilização e aplicabilidade do Cartão Pare. Dividido em 5 episódios, foram exibidas simulações, que demonstraram item a item casos que o uso da ferramenta seria aplicável e também depoimentos de colaboradores, que relataram casos em que utilizaram o cartão. Compartilhando mensagens importantes sobre segurança e ressaltando a importância do comportamento seguro e responsável, gestores e profissionais da Segurança do Trabalho deram os seus recados, visando sempre o bem-estar das equipes envolvidas em nosso processo produtivo.



"É por isso que, durante toda a história da Alta Mogiana, é perceptível o respeito e o compromisso com a vida de seus colaboradores. Vemos organização em tudo, capacitação de todos, basta que cada um faça sua parte." Ressaltou Mariele de Souza Penteado, Supervisora de Produção.




Concurso de Paródias


Em suas primeiras edições, a Usina Alta Mogiana promovia, ao longo da SIPAT, um concurso de paródias criadas pelos próprios colaboradores. Essas participações especiais e criativas das equipes, apresentações teatrais e musicais, proporcionavam um clima mais leve e descontraído ao evento.


Em 2021, a empresa decidiu retomar essa atração e trazer de volta o tão saudoso “Concurso de Paródias”, dessa vez em versão digital, devido a pandemia.


O concurso consiste em enviar a letra de uma música, já existente, em versão de paródia, seguindo a temática estipulada pela organização do evento e escrita pelo próprio colaborador. As letras enviadas são gravadas em estúdio audiovisual e, posteriormente, disponibilizadas para votação entre os colaboradores da empresa.


Entre os 15 participantes do concurso, as 3 melhores paródias foram premiadas com um televisor de 50":




“Eu acho que o concurso de paródias foi uma boa sacada da empresa, por falar em segurança numa linguagem mais popular, dando voz também aos colaboradores.


O que me levou a participar é que eu gosto de fazer paródias no dia a dia, achei uma boa opção fazer, para tentar concorrer. O tema também foi um dos motivos, porque é sempre bom falar sobre segurança, a qualquer momento.


Nossa, sem palavras para agradecer a empresa... fiquei muito feliz por ter ganhado e pelo prêmio, adorei a TV, muito boa e de uma marca excelente. Para mim, isso mostra o valor que a empresa dá aos seus colaboradores, aos que são proativos em suas dinâmicas. Fiquei muito feliz!”

Rafael Soares Pereira (Preparo de Solo) - Ganhador em 3º lugar




“O concurso de paródias é uma oportunidade que o colaborador tem para participar ativamente da SIPAT, disseminando a cultura de segurança através da sua criatividade musical. A gravação das paródias em estúdio deixa a competição mais equilibrada, além de oferecer a todos os ouvintes uma qualidade musical similar à música original.


Fiquei encantado com o concurso do ano anterior. Escutar as paródias escritas pelos colegas despertou em mim a vontade de participar. Quando divulgaram a volta das paródias na SIPAT deste ano, não perdi a oportunidade de criar e me inscrever no concurso. É sempre um prazer participar dos eventos da UAM, principalmente daqueles voltados para a segurança.


Fiquei surpreso quando recebi a notícia de que a minha paródia estava ente as 03 mais votadas. Fui convidado a participar da reunião da CIPA, onde iriam entregar a premiação, confesso que fiquei muito feliz ao ganhar uma televisão. Chegar em casa com um prêmio desses e ver a comemoração dos meus filhos e esposa foi ainda mais emocionante, algo que realmente não tem preço. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos na organização da SIPAT da Alta Mogiana. Todos juntos em busca do ‘ZERO ACIDENTE’!”

Pedro Orlando Spirlandelli (Treinamento & Desenvolvimento) - Ganhador em 2º lugar



“O concurso de paródias é a melhor forma de incentivar os colaboradores a terem mais conhecimento e atitude. Esse ano, com o tema Cartão PARE, ficou muito divertido, alguns trechos das músicas ficaram gravados em nosso cérebro, mesmo sem querer, você lembra de um pedacinho de algumas das músicas. Isso te ajuda no dia a dia, a não esquecer dos procedimentos e ter mais segurança.


Ano passado pensei em participar, mas acabei desistindo. Depois percebi que participando eu estaria fazendo algo de bom e também teria chances de ganhar, ver os ganhadores do ano passado me incentivou ainda mais.


Resolvi participar e acabei ganhando. Foi muito gratificante ganhar uma TV, quando soube que a entrega seria aqui, na sala de treinamento, esperava algo menor, tipo um celular. Quando vi que o prêmio seria uma televisão, fiquei muito feliz, foi demais. Queria agradecer a todos os meus amigos que votaram na minha paródia, se não fosse o apoio deles, eu não teria ganhado. Convido todos os colaboradores a participarem no ano que vem também, que venham mais temas bacanas, ideias divertidas e educativas. “

João Fernando Galdino de Sousa (Envase de Açúcar) - Ganhador em 1º lugar



Organizado pela equipe de Segurança do Trabalho e pela CIPA - Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, com produção audiovisual do Depto. de Comunicação e Marketing, a Semana Interna de Prevenção de Acidentes busca, a cada ano, superar as expectativas do público. De forma simples, direta e até mesmo divertida, como no caso das paródias, aborda assuntos que fazem parte da rotina de trabalho aqui na Alta Mogiana a fim de alcançar um único objetivo: o "acidente zero".

430 visualizações0 comentário
bottom of page