Palco “Usina do Saber” foi uma das novidades do evento, que aconteceu no Parque de Exposições Tancredo Neves
Já tradicional na cidade, a 14ª Feira do Livro de São Joaquim da Barra foi realizada, pelo segundo ano, no Parque de Exposições Tancredo Neves e contou com a presença de 14.757 pessoas, prova de que o público já se habituou ao local.
Patrocinado pela Usina Alta Mogiana, por meio da lei de incentivo à cultura, o evento foi realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e Prefeitura Municipal de São Joaquim da Barra, sob a coordenação das secretarias de cultura e educação. Entre 28 de junho e 1º de julho, o parque de exposições foi cuidadosamente preparado para abrigar o palco principal, espaço infantil e palco Usina do Saber, além dos estandes de livreiros e praça de alimentação, proporcionando experiências enriquecedoras aos visitantes que por ali passaram.
Visando promover a diversidade cultural, participaram da Feira palestrantes das áreas de educação, esporte e também o humorista Diogo Almeida, que reuniu centenas de educadores na abertura do evento para assistirem a palestra-show “Vida de Professor”. O grupo O Teatro Mágico encantou os presentes com sua música repleta de poesia e sua performance que mistura elementos de teatro, dança e arte circense. Todas as noites foram sucesso de público, que não perdeu a oportunidade de curtir grandes nomes da música popular brasileira como Kiko Zambianchi, Diego Figueiredo e Joanna, gratuitamente. A orquestra de câmara do projeto ALMA - Academia Livre de Música e Artes, núcleo Ribeirão Preto, também foi uma das atrações do palco principal.
Fotos cedidas pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
A programação infantil, de quinta a sábado, estava recheada de atividades lúdicas como contações de histórias, espetáculos teatrais, apresentação circense e oficinas de trabalhos manuais. Idealizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, o projeto Combinando Palavras foi realizado com os estudantes de séries intermediárias do ensino fundamental da rede pública, que trabalharam as obras dos autores Luiz Puntel e Cristiane Sobral em sala de aula, previamente, e participaram dos encontros promovidos com os autores no Auditório Arthur Parada. Os alunos da primeira infância não ficaram de fora desse projeto, um novo formato foi criado para atendê-los, o Descobrindo Palavras, trabalhando de maneira simples e lúdica as obras da autora Eva Furnari, uma das homenageadas durante a Feira. As crianças que curtiram a programação diurna na quinta e sexta-feira, foram presenteadas com pipoca e algodão-doce oferecidos, gratuitamente, pela Usina Alta Mogiana.
Fotos cedidas pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
O palco Usina do Saber, referenciando o nome da patrocinadora, foi novidade e ofereceu uma programação bem diversificada. Passaram pelo palco projetos apoiados pela Usina Alta Mogiana como o coral “O Canto da Alma”, formado por adultos da cidade e regido pelo maestro Alexandre Mazzer, e a Banda Marcial Municipal de Guará, formada por 70 jovens que já conquistaram premiação estadual dentro da categoria.
Fotos cedidas pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
Merece destaque o lançamento do livro “Pela Janela do Tempo”, do escritor e colaborador da empresa Fernando Antônio Dias dos Reis Junior, que retrata uma viagem no tempo pela história de São Joaquim da Barra em seus primeiros 60 anos.
“Primeiramente, quero agradecer a Deus pelo privilégio de me apaixonar por essa ciência chamada História, com o bônus de juntar as letras e poder escrever esse livro. Agradeço a minha família, a equipe da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e a Usina Alta Mogiana, patrocinadora desse evento, que acreditou no meu projeto e que, com dedicação, apoia tantas outras ações voltadas à leitura, arte e cultura em nossa região. A janela do tempo está aberta. Debrucemo-nos com ternura para relembrar do posso povo. Nossa identidade começa com a história deles, pessoas que, em tempos idos, o tempo impiedoso e cruel, teima em apagar das memórias". Fernando Antônio D. dos Reis Júnior (Autor do livro)
O livro foi editado e publicado com o patrocínio da Alta Mogiana e compareceram ao lançamento representantes da Diretoria, familiares do autor, colegas de trabalho e também familiares do saudoso escritor joaquinense Lúcio Faleiros, eterna inspiração para o Fernando e autor homenageado pela 14ª Feira do Livro.
Aliado às atrações multiculturais de qualidade, a valorização da literatura foi fomentada por meio da doação e troca de livros, venda de livros por preços acessíveis e pela distribuição 4.400 Cheques-livro pela Prefeitura Municipal, no valor de R$ 30,00, para alunos da rede pública. Como ação de incentivo à leitura, a Usina Alta Mogiana entregou 36 “Vales do Saber”, no valor de R$ 50,00, para seus colaboradores usuários de sua biblioteca interna, para que pudessem adquirir livros durante o evento.
Fotos cedidas pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto
“A Feira está muito bonita, completa e muito bem organizada. Fico feliz de ver tantas pessoas aqui interessadas em cultura, prestigiando a Feira. É uma grande parceria entre a nossa empresa e a Prefeitura Municipal”. Luiz Eduardo Junqueira Figueiredo (Diretor Agroindustrial da Usina Alta Mogiana)
O sucesso de mais essa feira literária se deu graças ao trabalho em equipe, desde sua concepção até o último dia de festividade, e a vontade de levar à população o acesso democratizado à cultura e educação.
Comments