top of page

XIV Encontro Temático do PCEM foca na nutrição da cana-de-açúcar

A Usina Alta Mogiana sediou o encontro de um grupo apoiado pela Esalq/USP, composto por diversas empresas do setor sucroenergético. 


XIV Encontro Temático do PCEM foca na nutrição da cana-de-açúcar

 

Na última quarta-feira, dia 26 de junho, a Usina Alta Mogiana sediou o XIV Encontro Temático do PCEM - Programa Cooperativo de Experimentação e Manejo em Cana-de-Açúcar. Essa é uma iniciativa do Grupo de Apoio à Pesquisa e Extensão (GAPE), com apoio da Esalq-USP, Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz" da Universidade de São Paulo. 


Nessa edição, o evento abordou o tema "Bioinsumos na Otimização Nutricional da Cana-de-Açúcar"" e reuniu mais de 70 participantes, de 16 grupos cooperados. Além da Usina Alta Mogiana, estiveram presentes renomadas empresas do setor sucroenergético como Adecoagro, Agroterenas, Cofco International, Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, Pedra Agroindustrial, BP Bunge Bioenergia, Usina São Luiz, Raízen, Tereos Brasil, Usina Santa Adélia, Cerradinho Bio, Viterra Bioenergia, São Martinho, NovAmérica e Usina Lins.  


XIV Encontro Temático do PCEM foca na nutrição da cana-de-açúcar

A parceria das empresas tem sido essencial para desenvolver projetos de pesquisa, permitindo a troca de conhecimentos e experiências que beneficiam todo o setor. 


Além dos membros do PCEM, sob a liderança do Prof. Dr. Rafael Otto - Coordenador Científico do Programa Cooperativo de Experimentação e Manejo, participaram os professores convidados Prof. Dr. Carlos A. Costa Crusciol e o Prof. Dr. Alexandre de Sene PintoO encontro destacou a importância crescente da nutrição eficiente na agricultura. A busca por métodos sustentáveis e eficazes para otimizar a nutrição das plantas tem levado pesquisadores e produtores a explorar novas tecnologias e práticas que minimizem o impacto ambiental e aumentem a produtividade. 


Luis Gustavo Nunes XIV Encontro Temático do PCEM foca na nutrição da cana-de-açúcar
"Aqui, estamos entre colegas, em um ambiente saudável para trocas de experiências. Podemos aproveitar cada vez mais esse grupo para promover discussões e ampliar conhecimentos. Todos temos o objetivo comum de aumentar a produtividade e longevidade dos canaviais." - Luís Gustavo Nunes, Gerente do Processo de Desenvolvimento Agrícola na Usina Alta Mogiana. 

 

O papel da nutrição na otimização da cana-de-açúcar 

A cana-de-açúcar é uma das culturas mais importantes do Brasil, essencial para a produção de açúcar e etanol. A sustentabilidade e a eficiência são pilares que guiam as práticas agrícolas. A otimização da nutrição da cana-de-açúcar surge como uma estratégia para melhorar a produtividade, reduzir a dependência de insumos químicos e preservar a saúde do solo. A análise sobre o uso dos produtos biológicos na adubação do canavial é fundamental nesse contexto. 


O XIV Encontro Temático do PCEM destacou a relevância das práticas nutricionais eficientes, que envolvem o uso equilibrado de nutrientes essenciais para o desenvolvimento saudável das plantas. Entre essas práticas estão a aplicação de fertilizantes orgânicos e inorgânicos, adubação verde, rotação de culturas e o uso de bioinsumos, ou seja, os produtos biológicos que podem ser utilizados na agricultura. 

 

Colaboração e eficácia 

Os grupos cooperados que participaram do encontro foram elogiados pela excelência na disponibilização de colaboradores, eficiência e qualidade das avaliações, suporte técnico, logístico, comunicação e cuidado com as áreas experimentais. 


A eficiência e a qualidade das avaliações realizadas foram destacadas, sublinhando a importância da colaboração entre diferentes stakeholders para a implementação de práticas agrícolas avançadas. O cuidado com as áreas experimentais e a precisão nas avaliações refletem o compromisso dos participantes em buscar soluções inovadoras para os desafios da agricultura. Esse é um compromisso coletivo com a busca por soluções inovadoras e sustentáveis. A disseminação de informações e a implementação de práticas baseadas em evidências são essenciais para o desenvolvimento contínuo da agricultura brasileira. 



Sara Moreti XIV Encontro Temático do PCEM foca na nutrição da cana-de-açúcar
"O objetivo do programa é unificar as pesquisas da nutrição da cana-de-açúcar e o manejo da fertilidade do solo. Atualmente, nós estamos com 16 grupos de usinas, que representam no PCEM alcança 90 unidades e chega a compor 30% da moagem do centro-sul. É um programa bem representativo, que tem realizado pesquisas efetivas, do interesse do setor, pois as linhas de pesquisa são escolhidas pelas próprias usinas e a gente realiza para conseguir resultados consistentes, experimentais, que podem virar manejo para as próprias empresas participantes. Uma parceria do setor sucroenergético com a universidade, gerando esses resultados consistentes." - Dra. Sara Moreti, representante do PCEM 

O PCEM tem conduzido experimentos de longa duração na cultura da cana-de-açúcar, para avaliar a eficácia de diferentes técnicas de nutrição de plantas. Os experimentos são delineados em blocos ao acaso, georreferenciados e com cuidados rigorosos desde a instalação até a condução final, assegurando a precisão e a confiabilidade dos dados, facilitando a análise dos resultados e a comparação entre diferentes áreas experimentais, garantindo que as marcações e identificações não sejam comprometidas após a entrada das máquinas que realizam a incorporação do corretivo. 

 

Expertise 

A Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq) da Universidade de São Paulo (USP) é uma das instituições de ensino superior mais renomadas do Brasil, com destaque em ciências agrárias, ambientais, biológicas e sociais aplicadas. Fundada em 1901, a Esalq tem uma longa tradição de excelência no ensino, pesquisa e extensão. A colaboração com uma instituição desse porte agrega valor científico e tecnológico aos projetos de pesquisa do PCEM, promovendo inovações que beneficiam não apenas a cana-de-açúcar, mas toda a agricultura brasileira. Apoiar e fortalecer parcerias como essa é essencial para a continuidade dos avanços no manejo agrícola sustentável. 

 

Inovação e Sustentabilidade 

O XIV Encontro Temático do PCEM destacou a importância da otimização da nutrição da cana-de-açúcar, evidenciando a necessidade de pesquisa e inovação para enfrentar os desafios da agricultura. O próximo encontro será em novembro, em Ribeirão Preto, mantendo o foco em aumentar a produtividade dos canaviais através de networking e da troca de informações.  




 

“A Usina Alta Mogiana ingressou no PCEM em 2017 e desde então temos aprendido bastante. A condução de experimentos de interesse das usinas, em vários locais, abrangendo diferentes ambientes de produção, possibilita maior confiabilidade no resultado do manejo estudado e consequentemente na decisão técnica de seguir ou não com a estratégia. Ficamos muito felizes em sediar o XIV Encontro Temático do PCEM, rever colegas do setor e ter aquela boa conversa técnica.” - Mariele Penteado, Supervisora de Produção Agrícola na Usina Alta Mogiana  

A parceria entre empresas do setor e o PCEM fortaleceu a pesquisa científica e as relações entre os stakeholders, ressaltando a importância da comunicação e troca de conhecimentos e torna-se um diferencial para a uniformidade e qualidade dos experimentos.  A Usina Alta Mogiana proporcionou um ambiente ideal para discussões técnicas, reforçando seu compromisso com a sustentabilidade, cooperação e da pesquisa científica para o avanço da agricultura. 

678 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page