top of page

Workshop de mecanização agrícola e colheita reúne produtores rurais e especialistas

Atualizado: 10 de out. de 2023

Evento reúne interessados, na Usina Alta Mogiana, para discutir e aprender sobre avanços tecnológicos e práticas aprimoradas no campo.



Agricultores e especialistas se reuniram no dia 27, no Centro de Treinamento da Usina Alta Mogiana, para participar do encontro sobre Mecanização Agrícola e Colheita, um evento que concedeu aos participantes uma oportunidade para discutir e aprender sobre os avanços tecnológicos e práticas aprimoradas no campo. A iniciativa foi idealizada com o propósito de compartilhar conhecimento técnico e abordar temas cruciais para a eficiência e sustentabilidade da agricultura atual.


Com a presença de Douglas Rocha, da AGCO do Brasil, profissional com 35 anos de experiência no setor Bioenergético com foco em mecanização agrícola, treinamentos e formação de lideranças, atualmente no apoio técnico nas operações de CCT - Corte Carregamento e Transporte, Preparo de solo e Plantio, adequação de trator/implementos e equilíbrio de tratores.

O especialista tratou sobre sistematização de plantio, projetos de plantio atualizados, colheitabilidade, disponibilidade de equipamentos, controle de condições operacionais, evitar o pisoteio da cana-de-açúcar, incentivando a aplicação de práticas inovadoras em suas lavouras, em um cenário que exige cada vez mais a utilização de tecnologias avançadas para garantir maior produtividade, eficiência no uso de recursos naturais e redução de impactos ambientais.


“Estou aqui para cumprir um convite da equipe técnica para falar um pouco sobre melhores práticas da colheita mecanizada e dentro desse assunto, a sistematização, a adequação dos equipamentos, do planejamento de operação, a qualidade da matéria-prima em termos de perdas e impurezas minerais e vegetais, a eficiência da colheita em densidade de carga e equipamentos, ou seja, o equilíbrio operacional, de peso vs. potência (...). Hoje os tratores são tão equipados que eu chamo de 'aviônica', porque é uma eletrônica muito complexa, com tecnologia de alta resposta e tudo isso acaba impactando.” - Douglas Rocha (Coordenador Key Account da AGCO Brasil)

O uso da telemetria, em especial, foi destacado como uma ferramenta poderosa para monitorar e otimizar o desempenho dos equipamentos, atendendo o levantamento de custos e aumentando a eficiência operacional.



O evento contou com o apoio da Corteva Agriscience, empresa do segmento de tecnologias agrícolas, que também esteve presente no encontro para apresentar suas soluções para o campo, reforçando o compromisso dos organizadores em contribuir para o desenvolvimento e capacitação dos presentes.


"Os projetos da Usina para os fornecedores são muito bem feitos. Prestam um bom trabalho, corrigindo bem as divisas, fazendo o planejamento de tráfego para a colheita (...). A segurança contra incêndios também, sempre estão aptos a evitar qualquer incidente, então é tudo muito bem organizado mesmo, bem planejado. O evento aqui é gratificante, porque nos mantém atualizados das novidades do mercado e de tudo em geral, no setor sucroalcooleiro. Pra gente, é bom pra poder andar junto da empresa, estar 'tecnificando' também, pra gente ser parceiro, ter ter uma boa produtividade, para poder chegar a uma qualidade boa da cana." Juliano Rocha Clemente (Produtor rural)



Ao final do encontro, a equipe de Relacionamento com Fornecedores agradeceu a todos e reforçou que a troca de experiências e a interação proporcionaram um ambiente rico em aprendizado, ressaltando a importância de promover a disseminação do conhecimento técnico para o cultivo de cana-de-açúcar.


"O processo de Colheita da Alta Mogiana sem dúvidas é um ponto de referência no setor sucroenergetico. A rastreabilidade, o controle de frotas, a telemetria e os colaboradores treinados e empenhados, contribuem muito com a gestão dos processos." - Lucas Vicentini Lopes (Coordenador de Relacionamento com Fornecedores da Usina Alta Mogiana)







Iniciativas assim demonstram a colaboração entre especialistas e produtores rurais na busca por soluções inovadoras para os desafios da agricultura, comprometidos com a sustentabilidade da atividade a longo prazo.

1.581 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page