Usina Alta Mogiana patrocina revitalizações de bibliotecas da região

Atualizado: 14 de abr.

Bibliotecas atendidas pelo projeto ganharam nova roupagem e diversas melhorias para atrair ainda mais os jovens leitores.



Nos dias 05 e 06 de abril, aconteceu a primeira entrega do Projeto Revitalização de Bibliotecas nas cidades de São José da Bela Vista e São Joaquim da Barra. As primeiras instituições beneficiadas foram EMEB José Renato Nogueira Ambrósio (São José da Bela Vista), EE Profª Elza Miguel Francisco e a Biblioteca Municipal Dr. Carlos de Rezende Enout (São Joaquim da Barra).


As três bibliotecas receberam mobiliários novos, uma atrativa comunicação visual, brinquedos educativos, equipamentos e, claro, livros. O acervo foi renovado de acordo com o perfil de leitores de cada local e, no caso da Biblioteca Municipal, o sistema de catalogação e atendimento foi modernizado. Tais melhorias foram executadas pela equipe da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto com o patrocínio da Usina Alta Mogiana, via leis de incentivo fiscal (Proac ICMS e Proac Editais).


Revitalização da Biblioteca da EMEB José Renato Nogueira Ambrósio, em São José da Bela. Parceria entre Usina Alta Mogiana e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto


Revitalização da Biblioteca da EE. Profa. Elza Miguel Francisco, em São Joaquim da Barra. Parceria entre Usina Alta Mogiana e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto





Revitalização da Biblioteca da Dr, Carlos de Rezende Enout, em São Joaquim da Barra. Parceria entre Usina Alta Mogiana e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto



A ação, em todos os locais, contou com a ilustre presença dos alunos das escolas, principal público de interesse desse projeto, que participaram da contação de história “Malala para o Mundo”. A história de vida da paquistanesa e vencedora do prêmio Nobel da Paz, Malala Yousafzai, foi narrada por Gabriel Galhardo e Fernanda Soto, da Cia Zero. A ativista ficou conhecida mundialmente após ser baleada por talibãs, ao sair da escola em outubro de 2012, quando tinha 15 anos.


“Para quem sabe ler e escrever, nada é impossível. Portanto, é aqui na escola que tudo se inicia. Venham para a escola, para a biblioteca, fiquem junto de seus professores, que vocês vão conquistar os seus sonhos. O livro é o caminho para o futuro, aproveitem esses espaços”.

Dr. Luiz Octavio Junqueira Figueiredo (Diretor Superintendente)



“Agradecemos muito aos dirigentes das escolas e prefeitos municipais que aceitaram receber o nosso projeto de revitalização das bibliotecas. O leitor, quando ele abre um livro, com certeza ele sai transformado. Todo projeto que idealizamos junto à Fundação tem um único objetivo: Melhorar a nossa educação impactando a sociedade, tornando-nos, assim, um país melhor. Tudo o que fazemos é com muito carinho e muita dedicação de todos os envolvidos”.

Vera Lúcia Martins Guedes (Gerente de Gestão de Pessoas)



“Graças ao patrocínio da Alta Mogiana o nosso espaço, até então somente físico, foi transformado em um espaço cultural. Muito bem planejado, agora temos um lugar alegre para as nossas crianças, com diversidade de gêneros literários o que, com certeza, incentivará a leitura como fonte de conhecimento para os alunos e também de atividades de lazer”.

Kelli Fernanda Murari Moura (Vice-Diretora da Escola José Renato Nogueira Ambrósio)


“Não temos palavras para descrever a revitalização da biblioteca desta escola. É possível contemplar e vislumbrar a oportunidade desta geração e das muitas outras que virão e poderão ter acesso ao mundo mágico da leitura, o que promoverá oportunidades ímpares na formação de cidadãos capazes de exercer sua cidadania, deixando um legado na sociedade. Com um acervo riquíssimo possibilitará o desenvolvimento do projeto político pedagógico desta unidade escolar, aprimorando as habilidades de leitura e escrita dos alunos e do acesso ao conhecimento disponível em cada livro”.

Washington Tapajós Floriano Rosa (Diretor da Escola Profª Elza Miguel Francisco)


“Hoje estamos reunidos para celebrar as modificações que foram feitas na nossa biblioteca. Já de cara, na esplanada da biblioteca, vocês puderam ver os totens históricos totalmente revitalizados e lindos, de muito bom gosto. Nosso acervo também foi renovado, ficando cada vez mais atrativo para as crianças, que são a razão de estarmos todos aqui. Essa parceria tem uma sintonia fina, vamos seguir caminhando de mãos dados a favor da preservação da cultura”.

Silvana Flávia Rossi Cervi (Bibliotecária responsável pela Biblioteca Municipal)




Parceria a favor da valorização do livro, da leitura e da educação

O projeto de Revitalização de Bibliotecas tem como objetivo principal criar uma atmosfera mais atrativa para crianças e jovens, dentro de salas de leitura e bibliotecas públicas. Com espaços mais aconchegantes, ações culturais, livros adequados para cada faixa etária visa aguçar a criatividade, o pensamento crítico e despertar o amor pelos livros em cada usuário. A primeira etapa do projeto foi concluída e, posteriormente, serão beneficiadas mais instituições nas cidades de São Joaquim da Barra, São José da Bela Vista e Guará.


“Poder realizar mais este projeto da Fundação do Livro e Leitura contando com todo suporte da Usina Alta Mogiana é uma demonstração do quanto as parcerias somam forças para executarmos o que, de fato, é necessário para a implementação de melhorias em bibliotecas da nossa região”,

acrescenta a presidente da instituição, Dulce Neves.




As primeiras parcerias entre Usina Alta Mogiana e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto nasceram com o patrocínio da Feira Internacional do Livro de Ribeirão. O sucesso desse evento, uma das maiores feiras da América Latina, fez despertar o interesse em fomentar outras ações culturais na microrregião da empresa.


“A leitura traz inúmeros benefícios para a evolução do indivíduo e, quanto mais cedo essa prática for fomentada, melhor. O contato com os livros e suas histórias estimula o aprendizado, as relações afetivas, a capacidade de abstração, a criatividade e desenvolve concentração. Estamos extremamente orgulhosos de ver esses estímulos aplicados na prática”, destaca Vera Lúcia.

895 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo