top of page

Usina Alta Mogiana patrocina a 5ª Feira do Livro de Guará

Atualizado: 11 de mai. de 2023

Praça e seus arredores foram transformados em um centro multicultural




A Praça 09 de Julho, no centro de Guará, foi o cenário perfeito para a realização da 5ª Feira do Livro da cidade. Pelo segundo ano consecutivo, a Usina Alta Mogiana foi patrocinadora desse importante evento cultural organizado pela equipe da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e Prefeitura Municipal de Guará.


Realizada de 03 a 07 de maio, a Feira homenageou o famoso autor e cartunista Ziraldo, dando destaque para um de seus personagens mais conhecidos “O Menino Maluquinho”. Esse livro foi trabalhado com as crianças, previamente, nas escolas municipais e foi o tema central para as contações de histórias realizadas no palco principal, por meio do projeto “Descobrindo Palavras” - idealizado pela Fundação do Livro e Leitura.


A grade de programação foi criada pensando na democratização da cultura, promovendo atrações de qualidade com acesso gratuito e na formação de novos leitores. Além dos estandes de livrarias que ofereceram títulos diversos com preços acessíveis, os participantes que passaram pelo local também encontraram pontos para troca e doação de livros. A importância do papel do professor para a sociedade também foi destacada em todas as noites, com merecidas homenagens a professores locais que dedicaram suas vidas à educação.


Fotos cedidas pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.


O público foi contagiado pelo clima lúdico que tomou conta da cidade. Foram cinco dias de atividades educativas e performances que encantaram a todos, principalmente as crianças. Entre as ações para o público infantojuvenil realizou-se apresentações teatrais, contações de histórias, intervenções artísticas circenses, sarau, musical infantil com a Turma do Mickey e apresentações dos integrantes da Banda Marcial de Guará e alunos do projeto ALMA Núcleo 2, executado na Escola Adelaide Garnica, ambos promovidos com o apoio da Usina Alta Mogiana.


Fotos cedidas pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Já a programação voltada aos jovens e adultos, contou com grandes nomes da música popular brasileira como o cantor e compositor Peninha e o instrumentista, conhecido internacionalmente, Diego Figueiredo, entre outros artistas excepcionais. As palestras literárias atraíram a atenção dos visitantes, com a participação de artistas e educadores como o filósofo Luiz Felipe Pondé e Rita Von Hunty, conhecida por ter mais de 2 milhões de seguidores nas redes sociais.


Fotos cedidas pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

A Alta Mogiana se fez presente em todos os dias do evento com seu cantinho destinado à leitura, a “Usina do Saber”. Nesse espaço, realizou a exposição de livros editados e publicados com o patrocínio da empresa e contações de histórias baseadas na obra “Mistérios da Casa de Cravo e Canela”, da autora Míriam Guedes. Representando a empresa, Vera Lúcia Martins Guedes participou da cerimônia de abertura e, na ocasião, declarou:

“Para nós, da Usina Alta Mogiana, é motivo de muito orgulho participar da realização desse evento. Em nosso quadro de colaboradores da empresa, hoje, mantemos 800 pessoas que são aqui do município, temos a cidade de Guará como uma grande parceira de negócio. A responsabilidade social é um dos pilares de sustentação da nossa organização e, por isso, investimos fortemente em projetos e ações voltados à cultura, esporte e a educação visando, principalmente, a formação de crianças e jovens. O sucesso de eventos como esse se dá graças ao apoio do poder público, das famílias e dos professores, que abraçam a causa e incentivam as crianças e jovens no dia a dia”. Vera Lúcia Martins Guedes (Gerente de Gestão de Pessoas)

Fotos cedidas pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Participaram também da cerimônia a diretoria da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, organizadores, e representantes da Prefeitura Municipal de Guará, que enalteceram a importância da parceria público-privada para a disseminação da cultura e incentivo à leitura na região.

Foto cedida pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.


“Essa parceria com a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto veio para abrilhantar a nossa Feira. A Usina Alta Mogiana é nossa parceira não só na Feira do Livro, mas também no projeto ALMA, lá na Escola Adelaide Garnica, vai revitalizar a biblioteca daquela escola e apoia nossa Banda Marcial através de doação via CMDCA. É uma empresa que não só visa lucro, ela partilha seu lucro com os municípios. E não é só para Guará, é uma empresa que colabora com toda a região. Vinícius Magno da Filgueira (Prefeito Municipal de Guará)

Junto a Feira do Livro, a Prefeitura Municipal de Guará promoveu também a Feira da Solidariedade, uma ampla praça de alimentação com a venda de variedades de comidas e bebidas com a renda revertida para grupos filantrópicos. Durante os cinco dias de evento, cerca de 15.150 pessoas prestigiaram as 38 atrações de qualidade ofertadas, ao todo. Para a Usina Alta Mogiana, é motivo de orgulho um balanço tão positivo e, principalmente, ver a população satisfeita com o projeto entregue.

321 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page