top of page

Usina Alta Mogiana participa do maior evento de RH da América Latina

Rodrigo Campos, Coordenador de DHO, esteve em destaque no painel RH Ágil, no primeiro dia do evento

Nos dias 26 e 27 de julho, aconteceu em São Paulo, o maior evento de RH da América Latina, o HR4 Results, que traduzido livremente, seria algo como RH para resultados. Em sua 5ª edição e com o tema “Reinvente a Realidade”, o objetivo do evento foi levar inovação para os profissionais da área de recursos humanos de todo o Brasil.


Repensando práticas, estratégias e caminhos para fazer a diferença, foram mais de 16.000 metros quadrados de evento, cerca de 70 debatedores e palestrantes e 90 atividades, somando 40 horas de conteúdo, com mais de 50 expositores, ao longo dos dois dias de evento. Fora dos palcos, um dos destaques foi a experiência imersiva da plataforma digital do evento, além de assistir os conteúdos ao vivo, os participantes remotos puderam navegar por um ambiente virtual que reproduzia os estandes dos patrocinadores.


Sintonizado com o momento de retomada de eventos presenciais maiores, o HR4Results ocorreu de forma híbrida, presencialmente em São Paulo e transmitido on-line para todo o Brasil. Contou com a participação de palestrantes de peso, como Tadeu Schmidt: jornalista e apresentador, Miguel Falabella: ator e diretor, Djamila Ribeiro: filósofa, autora do best-seller 'Pequeno Manual Antirracista' e membra da Academia Paulista de Letras.



Ao lado de tais nomes, a empresa marcou presença com a participação de Rodrigo Campos, Coordenador de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Usina Alta Mogiana, que participou do painel “RH Ágil: ganhe tempo para fazer a diferença”, ao lado de Daniel Kafruni (CEO da Elofy), durante a discussão que foi intermediada por Marcela Mauá, Coordenadora de Pré-Vendas da Gupy.


Contextualizando o RH ágil, é uma metodologia que surgiu em 2001, divulgada através do “Manifesto Ágil”, normalmente adotado por times de produtos ou de tecnologia e que, atualmente, está sendo usada por times de Gestão de Pessoas.


"A bandeira do RH Ágil é, realmente, focar nas pessoas, porque são as pessoas que constroem processos, são as pessoas que adaptam. A tecnologia acompanha aquela mudança que pessoas estão criando. Por isso, precisamos fazer com que as pessoas se sintam especiais onde trabalham.” - Rodrigo Campos

Considerando uma nova era de relações trabalhistas, é o momento no qual o bem-estar dos colaboradores deve estar no centro das discussões e a tecnologia deve ser usada para solucionar dores, ela deixa de ser diferencial e passa a ser uma questão de sobrevivência no mercado.


Dentro do tema, foram tratadas as tecnologias disruptivas, inteligência artificial e a progressão de novas ferramentas tecnológicas e de análise de dados, capazes de implementar uma mudança de mindset, ou seja, a forma de pensar, em relação à área de Pessoas, no sentido de possibilitar tomadas de decisão realmente embasadas em dados. Rodrigo reitera essa necessidade de reconhecer as próprias carências de mudança e oportunidades de evolução:


"A mudança de mentalidade e cultura precede qualquer ação de mudança para um ambiente ágil (...) É algo que não deve ser feito para as pessoas e sim com as pessoas.”

Na visão dele, as análises de dados devem ser apropriadas pela gestão de pessoas, assim como são para a gestão financeira ou estratégica do negócio. A evolução tecnológica não deve ser evitada ou combatida, e sim compreendida, para que capacitem e empoderem a área de recursos humanos de forma contínua, fundamentada e progressiva.


Seguindo a temática de reinventar a realidade para repensar práticas, estratégias e caminhos para fazer diferente, ao longo do evento, outros assuntos foram debatidos, como: Atração de talentos; Saúde emocional; Desenvolvimento; Digitalização do RH; Marketing de recrutamento; Diversidade e inclusão; Desenvolvimento de habilidades, também chamadas de soft skills; Marca empregadora; Ambiente de segurança, inovação, automação e tecnologia; além do ainda atual mercado de trabalho pós-pandemia.



Participaram presencialmente do evento: Vera Guedes, Gerente de Gestão de Pessoas e Lucas Fernando, do Departamento de Pessoal. Além de apoiar a participação do colega Rodrigo, puderam conhecer outras práticas da área, participar de atividades, trocas de informação e pesquisas, para continuar melhorando e evoluindo os relacionamentos na empresa.


“A participação do Rodrigo encontrou total apoio da empresa, o reconhecimento de nossa equipe nos deixa orgulhosos. Estamos abertos para o novo e ávidos por, cada vez mais, lançarmos nosso RH em práticas sustentáveis e que tornem a empresa, cada dia mais, um excelente lugar para trabalhar!” - Vera Guedes

A experiência do colaborador e o consenso de que é preciso realmente entender dores para poder tratá-las, foi um assunto recorrente no evento, assim como a criatividade para a inovação. O HR4results foi o tipo de evento para deixar os profissionais com sede de evolução e trouxe como consenso a importância de proporcionar bem-estar no trabalho, tanto para a produtividade, quanto para a construção de relações positivas.

1.191 visualizações2 comentários

2 Comments


Ronaldo Ricoboni
Ronaldo Ricoboni
Aug 15, 2022

Parabéns a todo RH pela honrosa participação neste importante evento!

Like

Parabéns tenho orgulho de trabalhar na empresa e saber que todos do RH se importam em adquirir mais conhecimentos para ajudar os colaboradores em suas atividades na empresa.

Like
bottom of page