top of page

Saúde em Alta!


Os cuidados com o corpo e hábitos saudáveis foram pauta durante a tradicional Semana da Saúde.


Um dos principais valores da Usina Alta Mogiana é o bem-estar de seus colaboradores e isso inclui o cuidado e a preocupação com a saúde deles.


Em sua segunda edição digital, a Semana da Saúde foi um evento organizado pelos colaboradores pela Medicina do Trabalho e Comunicação & Marketing, com apoio do Grupo de Ação 6S, para estimular a conscientização sobre cuidados de saúde física e mental.



Diversos assuntos relevantes foram tratados, como a automedicação, obesidade, exercícios e atividades físicas, cuidados com a saúde auditiva e saúde mental. Além da participação de profissionais da empresa, também contou com a presença de diversos especialistas da saúde, de São Joaquim da Barra.


Automedicação e Audiometria

O hábito da automedicação, mesmo em casos leves como dores de cabeça ou abdominais, pode acarretar problemas gravíssimos para o organismo. Nossos médicos do trabalho, com a participação da farmacêutica Heliamara Ferroni da Silva, comentaram um pouco sobre os malefícios que a prática pode trazer:


“Outra droga muito usada para manter a forma ou pra recuperar a forma, são os diuréticos, aqueles que você toma para acelerar a eliminação de água e sódio, você perde peso, de forma até rápida, aquilo vai te reduzir o peso só que tá fazendo mal para o seu fígado, para o seu rim, você pode levar isso a uma insuficiência renal ou hepática...” disse o Dr. Jorge Sandrin, médico do trabalho e pediatra, e também completou dizendo “Vamos tomar muito cuidado com a automedicação, seja para manter a forma, seja para tratar um sintoma, sem que haja necessidade ou prescrição médica ou odontológica”.


Ainda no assunto, o Dr. João Alberto Silva, médico do trabalho e cardiologista, também contribuiu dizendo:

“Se você tem um problema, se você tem dúvidas, faça sua consulta. Vá ao serviço de saúde e tente resolver o problema. Não interessa se é um probleminha ou um problemão, uma dorzinha no peito, às vezes pode significar um infarto.”



Heliamara reforçou o tema: “Essa automedicação também não está limitada só aos medicamentos isentos de prescrição, nós, farmacêuticos, recebemos quase todos os dias, clientes que chegam até nós querendo comprar até antibióticos sem receita...” e completou “Só que eu afirmo pra vocês, que medicamento precisa de avaliação médica, nós farmacêuticos estamos no balcão para ajudar, no sentido de orientação e nós indicamos a orientação médica.”



Ainda entre os nossos profissionais, Márcia Menezes Barbosa Selli, fonoaudióloga também ressaltou os cuidados e a importância da preservação auditiva, tudo de forma didática e de fácil entendimento do público.


Obesidade e Nutrição

O índice de brasileiros que estão acima do peso é alarmante, estudos apontam que em 2021, 57,25% da população do país estava em sobrepeso e 22,35% da população estava no quadro de obesidade, Por isso, a empresa convidou a nutricionista Lucimara Gonçalves para dividir seus conhecimentos em prol da boa nutrição.



“Todos os casos de obesidade são graves e o ideal é que a gente esteja com um corpo saudável. Às vezes a pessoa está com sobrepeso, mas o que ela tem no corpo é músculo. Para descobrir se essa pessoa está saudável ou se realmente está com sobrepeso, é necessária uma avaliação mais completa.”

Pessoas que se enquadram como obesas, possuem altos riscos de doenças como hipertensão arterial, diabetes, acúmulo de gordura no fígado, entre outros problemas graves para a saúde.


Exercícios e Atividades Físicas

Qualidade de vida e boa saúde são conquistadas e construídas com mudanças de hábito e práticas saudáveis. Outra convidada especial para o evento foi Priscila Liporacce, Coaching de Emagrecimento, Saúde e Bem-estar, que dividiu um pouco sobre seus conhecimentos com os colaboradores da Usina Alta Mogiana e os incentivou à prática de exercícios e atividades físicas, além de explicar a diferença entre os dois:

“Exercícios físicos são todas as atividades que tem uma metodologia de aula, como: musculação, ginástica ou aula de bike. As atividades físicas são todas as atividades que promovem movimento, como faxina, passear de bicicleta, se movimentar dentro de casa, são atividades que promovem um gasto calórico, mas que não leva em relevância o emagrecimento.”

Saúde e Desgaste Mental

A forma que lidamos com as exigências, desafios e mudanças de rotina afetam, diretamente, nossas ideias, emoções e nossas atitudes. A psicóloga, Roberta Malta Pierazzo foi a convidada que encerrou as atividades do evento digital e, durante seu tempo em vídeo, deixou claro alguns pontos que evidenciam cuidados necessários para sua saúde mental:



“Essa síndrome pode trazer alguns sintomas físicos, como a insônia, perda de apetite, tremores, dores de cabeça, como vários outros sintomas...” entre diversos alertas para um quadro de desgaste mental, Roberta também citou “...a pessoa passa a ter uma memória mais lenta, falta de concentração, dificuldade de atenção, também pode ter movimentos mais impulsivos, além de buscar prazeres no álcool, comida, compras, ou seja, na compulsão para trazer prazeres na sua vida.”

Outras ações internas

Os colaboradores puderam enviar suas perguntas, direcionadas para os profissionais de saúde, como forma de incluir ainda mais nossas equipes, mesmo no formato digital.


Mantivemos, também, ações presenciais onde nossa equipe de Medicina do Trabalho, com o apoio do grupo de ação 6S, realizou a aferição de pressão arterial e glicemia de vários colaboradores das áreas industrial, administrativa, frentes de colheita e manutenção rápida de caminhões. A ação alcançou mais de 300 colaboradores e os que demonstraram alguma alteração, foram encaminhados para atendimento médico.


A Usina Alta Mogiana orienta, periodicamente, seus colaboradores a desenvolver práticas e hábitos saudáveis, também indica a todos que, ao apresentar sintomas ou sinais de problemas relacionadas a sua saúde, que procurem um profissional. Sempre mantenha a saúde em alta!

721 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page