top of page

PROFESSOR DA UNESP PARTICIPA DO 11º ENCONTRO TÉCNICO DA USINA ALTA MOGIANA

A maturação da cana-de-açúcar foi o assunto para os fornecedores de cana que estiveram presentes


Na última segunda-feira, 15 de maio, aconteceu o 11º Encontro Técnico da Usina Alta Mogiana e o professor doutor Paulo Figueiredo, professor da Unesp de Dracena, foi o convidado da ocasião. Sua apresentação gravitou em torno da importância dos fatores que levam à maturação da cana, quais os principais parâmetros que deverão ser observados por ocasião da colheita, a importância da qualidade da matéria-prima em resposta ao processo produtivo e, claro, a importância da participação do fornecedor nesse contexto.


Um canavial saudável depende de uma série de fatores, como o manejo de pragas e doenças, da escolha de variedades que possuam fácil despalha e tempo de maturação adequados. Na etapa anterior à colheita, os maturadores podem tornar-se estratégicos para produzir uma maior quantidade de sacarose por toneladas de colmos colhidos.


“É muito importante a ação que fizemos aqui na Alta Mogiana e com foco na maturação da cana-de-açúcar, assunto destinado aos fornecedores, principalmente. Abordamos temas ligados à fisiologia da planta, que tem como ponto alto o processo de maturação de sacarose nos colmos e, portanto, ficou evidente a discussão da importância do processo fotossintético, levando ao crescimento e desenvolvimento do canavial e finalmente, à formação de sacarose que é extraída no processamento.” - Prof. Paulo Figueiredo (Unesp).


Os participantes foram orientados sobre o fornecimento de nutrientes, de procedimentos que melhorem a atuação dos maturadores, além de outros pontos importantes com relação ao crescimento da planta, como por exemplo a aplicação de fungicidas, que potencialmente elevam a produção de colmos por hectare e de vários parâmetros técnicos, ligados à aplicação e aos melhores resultados quanto à produção de sacarose, para uma maior rentabilidade do processo agroindustrial.





Durante a troca de experiências, as discussões objetivaram a melhora da produção agrícola e qualidade da matéria-prima, valorizando o ótimo relacionamento entre a empresa e seus fornecedores de cana.



“A reunião foi muito proveitosa e a palestra ainda mais, porque fez a gente entender melhor sobre maturador e sobre vários outros fatores que influenciam na produção e na melhora da produtividade do canavial. Isso, aliado a um custo baixo, é sempre bom e necessário para continuarmos com a entrega de um bom material. Muito obrigada pelo convite, vamos participar várias vezes.” - Aníbal Barbosa (Fornecedor)



O 11º Encontro Técnico da Usina Alta Mogiana foi relevante para o aprimoramento da produção agrícola, destacando a importância da maturação da planta e a adoção de práticas adequadas pelos fornecedores. A troca de conhecimentos e experiências entre os participantes fortaleceu vínculos para a busca da constantemente melhoria da qualidade a matéria-prima, em busca da excelência.

132 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page