top of page

Plantio de cana-de-açúcar supera expectativas

O plantio de cana-de-açúcar deste ano trouxe alto rendimento e números expressivos para a Usina Alta Mogiana




Inicialmente, o objetivo foi plantar 8.000 hectares, mas as equipes conseguiram superar as expectativas e alcançar a expressiva marca de 8.958 hectares plantados, durante o ciclo que foi iniciado em maio de 2022 e encerrado em abril de 2023.


Além do investimento em planejamento, capacitação e manejo varietal, a estratégia combinou duas técnicas: plantio mecanizado e o manual, em menor escala. O principal objetivo foi obter a maior qualidade na plantação, provendo benefícios para a produtividade futura.


"Conseguimos atingir a meta de plantio e multiplicar os materiais de nosso interesse. Todos os anos, procuramos plantar as variedades que apresentam o melhor histórico de resultados e inserir materiais promissores que vão substituir os materiais existentes atualmente. Dessa forma, podemos promover uma melhoria contínua de nossas produtividades e da qualidade da matéria-prima." - Matheus Palazzo Barbosa (Supervisor de Produção Agrícola)

As operações para a renovação de canaviais, normalmente, são realizadas no primeiro trimestre do ano, período favorável à qualidade de brotação. Na empresa, o desafio é iniciado antes e, portanto, a atividade é realizada por mais tempo, o que adiciona complexidade ao trabalho dos envolvidos.


“O plantio desse ano foi muito desafiador, devido a questões climáticas e o volume de área a ser plantada, mas com um bom planejamento, trabalho em conjunto de todas as áreas envolvidas e o engajamento e dedicação de toda nossa equipe na busca dos resultados, foi possível atingir as metas almejadas pela empresa, com excelente qualidade”. - Luiz Ademir Volpini (Supervisor de Produção Agrícola).

Nesse sentido, o resultado obtido foi louvável, pois refletiu a eficiência do trabalho em equipe e do compromisso dos colaboradores com as metas da empresa, que muito se empenharam para superar expectativas e atingir números significativos:


“Durante esse período foram dois grandes desafios, a área total a ser plantada e o volume de chuva, que acaba segurando a operação no campo, mas temos uma equipe engajada de operadores, tratoristas, passando por todos e incluindo a liderança. Em todos os momentos em que houve condições de plantio, conseguiram aproveitar o máximo, graças à dedicação de cada um no campo.” - Diego de Oliveira Lopes (Supervisor de Produção Agrícola)


Com planejamento prévio e adoção de técnicas precisas, o plantio foi totalmente realizado por equipes próprias, tornando possível melhorar ainda mais a qualidade da produção e preconizar consequentes benefícios futuros, para toda a cadeia produtiva.


"O plantio do exercício 22/23 foi um dos mais desafiadores, porque obteve um volume expressivo. Entendo que isso se deu graças às condições que a empresa oferece e principalmente, devido ao engajamento de todos os processos com essa etapa de plantio, porque ela é a base de tudo que virá posteriormente. Importante agradecer a todos os colaboradores que buscaram essa meta desafiadora com muita qualidade e segurança. Acredito que todos colheremos os resultados desse trabalho, que foi realizado com muito amor e competência." - Álvaro Alves Neto (Supervisor de Produção Agrícola)
“Este ciclo de plantio refletiu que o modelo de trabalho adotado pela UAM está consolidado, afinal, o desafio foi cumprido no momento certo e com qualidade. Nós do desenvolvimento agrícola, que apoiamos com a qualidade operacional, observamos o engajamento das equipes do plantio para fazer da melhor maneira possível. No campo, o resultado está sendo brotação uniforme e baixo índice de falhas, requisitos importantes para garantir a perpetuação do nosso negócio.” - Mariele Penteado (Supervisora de Produção Agrícola)

Com investimento em tecnologia e capacitação, a produção no campo tem se destacado e consolidado a empresa como referência, como indicado, por exemplo, pelo recente primeiro lugar em produtividade agrícola na região de Ribeirão Preto, pelo segundo ano consecutivo, apontado pelo Grupo IDEA em parceria com o CTC Centro de Tecnologia Canavieira.


“Foi um privilégio ter participado desse trabalho. Quero agradecer aos demais processos que ofereceram apoio e suporte, direta ou indiretamente. Também agradecer a cada equipe que se envolveu e se engajou e a todos os colegas de trabalho que estavam sempre lado a lado, dando apoio e motivação, para que no final a gente conseguisse completar o plantio com qualidade e segurança.” - Lusimar da Silva (Supervisor de Produção Agrícola)

O sucesso da produção de cana-de-açúcar é fundamental para o negócio e a superação, com excedente, da meta de área de plantio por parte da Usina Alta Mogiana é motivo de comemoração para todas as equipes, pois a oferta de matéria-prima permite aumentar a produtividade e impulsionar os resultados da empresa.

2.431 visualizações1 comentário

1 Comment


Gostaria de trabalhar nessa empresa

Like
bottom of page