top of page

Festival Educando para o Futuro entreteve cerca de 900 crianças


Evento comemorativo ao Dia da Crianças foi realizado em três escolas da região


O Festival Educando para o Futuro é um evento que celebra o Dia das Crianças, promovido pela Alta Mogiana, e foi realizado nas três escolas que são assistidas pelo projeto Educando para o Futuro: Escolas Professor Creso Antônio Filetti e Sylvio Torquato Junqueira, em São Joaquim da Barra, e Escola Professora Adelaide Garnica, em Guará.


O Educando para o Futuro foi criado em 2001, inicialmente na Escola Creso Antônio Filetti, em São Joaquim da Barra, para atender a demanda de inclusão digital, oferecendo aulas de informática aos alunos. Posteriormente, a ação foi estendida à Escola Professora Adelaide Garnica, em Guará,com a implantação de um laboratório de informática. Atualmente, a Escola Sylvio Torquato Junqueira, em São Joaquim da Barra, também é atendida pelo projeto, que foi totalmente reformulado e passou a ter um conceito multidisciplinar: oferece aulas de iniciação musical, por meio do projeto ALMA, aborda incentivo à leitura, ações de conscientização ambiental e orientações relacionadas aos sensos de qualidade.


Este ano, o Festival Educando para o Futuro foi inspirado no tema “Viva a arte de brincar”, e levou para dentro das escolas uma programação repleta de atividades lúdicas e contações de histórias que resgataram brincadeiras tradicionais brasileiras, como ciranda e dança das cadeiras, bem como as famosas cantigas de roda. Com o objetivo não só de entreter, mas também demonstrar às crianças que existe diversão fora das telas.



O primeiro evento foi realizado na escola Adelaide Garnica, em Guará, no dia 06 de outubro. Os 210 alunos da instituição tiveram uma tarde especial: teve contos de Câmara Cascudo e música popular brasileira declamados pelo contador de histórias Márcio Bá; truques circenses com De Lucca Circus; muita dança e brincadeiras com os personagens da Fagundes Produções. Além desse dia de recreação, a empresa também incentivou que os alunos da escola apresentassem suas impressões sobre a leitura do livro “O Pescador de Sonhos”, de Míriam Guedes, que culminou na produção de um vídeo com depoimentos dos alunos falando sobre a obra e seus próprios sonhos.


Márcio Bá - Contador de Histórias

“Fiquei encantada com esse evento, gostaria de agradecer a Alta Mogiana e a toda equipe que esteve aqui proporcionando essa alegria para nossas crianças. É muito gratificante ver o brilho no olhar de todos eles”. Eliane Botelho Moreira (Professora/Coordenadora da Escola Adelaide Garnica)

 



O festival na escola Creso aconteceu no dia 07 de outubro, pela manhã e à tarde. Cerca de 350 alunos, contando ambos os períodos, assistiram as atrações oferecidas: contação de histórias, apresentação circense com De Lucca Circus e ainda Elsa, Olaf e sua turma de personagens que interagiram e brincaram com a criançada.




O trabalho de incentivo à leitura, com o livro “O Pescador de Sonhos”, também foi desenvolvido pela escola e resultou em uma bela exposição de desenhos e redações redigidas pelos alunos.



Walter Fagundes - Fagundes Produções

“O Festival Educando para o Futuro foi fantástico, assim como as crianças, nós professores também nos divertimos. O conteúdo que trouxeram foi educativo, foi construtivo. Valorizaram as brincadeiras coletivas, o 'eu brinco com você', o que muitas crianças estão perdendo devido ao grande acesso à tecnologia”. Fernanda Regina Carmanhan (Professora da Escola Creso Antônio Filetti)
 




No dia 18 de outubro, foi a vez da escola Sylvio Torquato, com mais de 300 alunos, receber o evento. Foi uma tarde repleta de alegria e muita diversão, para fechar com chave de ouro as nossas comemorações ao Dia das Crianças. O artista De Lucca Circus encantou o público com seus malabares e, dessa vez, a contação de histórias ficou a cargo de Ademir Apparicio, fazendo os alunos viajarem na imaginação. Sonic, Homem-Aranha, Elsa e Olaf também marcaram presença e colocaram todo mundo para dançar.




Além dessas atrações, os alunos da instituição, juntamente com seus professores, expuseram uma belíssima maquete da cidade dos sonhos, cidade fictícia onde se passa a história do livro “O Pescador de Sonhos”.



Ademir Apparicio - Mímico e contador de histórias

“Falar desse projeto é uma honra, a Usina Alta Mogiana é uma grande parceira da nossa escola. Além da festa em comemoração ao Dia das Crianças, também concluímos o nosso projeto baseado no livro O Pescador de Sonhos, foi maravilhoso trabalhar essa história e as crianças curtiram muito. Eles puderem falar um pouco sobre os seus sonhos também”. Cleusa Maria F. Araújo (Professora/Coordenadora da Escola Sylvio Torquato)

Em todos os eventos, além dos shows, a empresa ainda forneceu picolés, refrigerantes e algodão-doce, para transformar o recreio dos alunos em uma festa completa. O festival foi idealizado e organizado pela equipe de Comunicação & Marketing da Alta Mogiana e contou com o apoio de colaboradores integrantes do grupo de Ação 6S e Comitê Ambiental. Ao longo do evento, contamos com a parceria da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, que nos ofereceu atrações para deixar a nossa programação ainda mais especial.

680 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page