top of page

Evento "Agora é sobre elas" reforçou a importância do empoderamento feminino e do autocuidado

Celebramos o Dia Internacional da Mulher, sem esquecer que essa não é apenas mais uma data no calendário


Convictos da importância da figura feminina no contexto social, a Usina Alta Mogiana homenageou suas colaboradoras no Dia Internacional da Mulher. Falar sobre as mulheres, seus direitos e desafios foi a temática que a empresa adotou desde o ano passado, circulando diversas informações com o selo “Agora é sobre elas” ao abordar esses assuntos não só para o público feminino, mas para que todos saibam mais sobre como podem, respeitosamente, acolher e apoiar colegas de trabalho.


De volta aos encontros presenciais, em 2023, o Dia da Mulher foi amplamente comemorado na Usina Alta Mogiana. Nos dias 07 e 08 de março, foram realizados 3 encontros. A proposta foi aberta para inscrições, para todas que se identificassem com o tema e desejassem participar dessa reflexão.




O evento reuniu cerca de 200 inscritas e tratou sobre os diversos papéis da mulher na sociedade, no mercado de trabalho e todos os desafios inerentes ao convívio social nos tempos atuais.


As colaboradoras assistiram atentamente às orientações sobre saúde, exames preventivos e regularidade das visitas ao ginecologista, prevenção da enfermeira Vívian Magalhães Ramos (Encarregada do Departamento de Medicina do Trabalho).


A profissional reforçou, ainda,que a empresa possui um médico dessa especialidade para atender, gratuitamente, no Departamento Gestão de Benefícios.





Complementado o tema, a fisioterapeuta pélvica Isabela Santana explicou sobre os cuidados, prevenção e reabilitação das disfunções do assoalho pélvico, explicou sobre as técnicas adotadas por ela e os resultados proporcionados, esclareceu dúvidas e apresentou sua linha de trabalho.


O assunto merece relevância, pois afeta tanto a saúde do corpo, quanto a autoestima feminina.





Com dinamismo e vasto entendimento no assunto, psicóloga Roberta Malta Pierazzo fez uma abordagem incisiva sobre as lutas diárias enfrentadas pelas mulheres, na sociedade e, principalmente, no mercado de trabalho, onde ainda há muitos desafios a serem superados. Sua palestra “Desafios da Mulher de Sucesso” abordou práticas de atenção plena para a percepção de sentimentos e sensações, além de empoderamento feminino,por meio do autocuidado, autoconfiança e coerência para alcançar plenitude.




“Eu adorei muito a empresa promover uma palestra para as mulheres. Aprendemos muitas coisas, muitas mulheres não sabiam então foi muito gratificante. Eu agradeço a Usina, pois muitas empresas não fazem isso. Aqui eles ajudam seus colaboradores, tem uma empatia, cuidam bem tanto de mulheres quanto de homens, mas, na data de hoje, principalmente, das mulheres. Eu achei ótimo, foi muito bom.” - Ana Júlia (Aprendiz em Eletromecânica)





“A fisioterapeuta deu dicas superinteressantes, mas a psicóloga, pra mim, foi o ponto alto. Ela ilustrou bem muitas situações e foi interativa. De uma forma geral, a sociedade exige demais da gente! A gente dá conta de muita coisa e ainda fica se depreciando por pressões estéticas, problemas dos outros e coisas que nem aconteceram ainda... Sem dúvida, a gente precisa se empoderar mais.” - Gisele Duarte da Silva (Auxiliar de Compras)





Vera Lúcia Martins Guedes (Gerente de Gestão de Pessoas), fez o encerramento de cada encontro, falando sobre a troca de experiências e como é importante sair do lugar comum para buscar e oferecer apoio com sororidade, reafirmando a importância desses encontros para as mulheres se fortalecerem e se apoiarem. Ela agradeceu a presença de todas, enaltecendo, a importância do trabalho de cada uma para a organização, por sua força, dedicação e versatilidade.


Após a palestra, organizada pela equipe de Comunicação e Marketing, foi servido um café especial e entregue um mimo a cada uma das colaboradoras presentes. Também houve sorteio de livros e brindes gentilmente cedidos por empresas parceiras, como John Deere, Divine Beauty e Luz Semijoias, proporcionando momentos agradáveis de integração.


Em uma ação paralela, no escritório urbano da empresa, os aprendizes de almoxarife do programa de formação PCD, surpreenderam suas colegas com um café da tarde especial, organizado por eles próprios. O curso é realizado pela parceria da Usina Alta Mogiana com o SENAI de Franca.



Proporcionar valorização e bem-estar às mulheres, para que vivam em harmonia e desenvolvam sua autoestima é, também, uma forma de promover qualidade de vida. A todas as mulheres: muitas vitórias, reconhecimento e coragem para prosseguir!

357 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page