top of page

"Agora é sobre Elas": Celebrando e cuidando das mulheres na Usina Alta Mogiana

Atualizado: 13 de mar.

Um encontro memorável, que reuniu colaboradoras de diversos setores da empresa em uma jornada de celebração, informação e reflexão. 


Agora é sobre elas: Celebrando e cuidando das mulheres na Usina Alta Mogiana

O Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, é uma data rica em significado, marcada por reflexões sobre a luta histórica das mulheres por igualdade. Pelo segundo ano consecutivo, a Usina Alta Mogiana promoveu o evento interno, "Agora é sobre Elas", que não apenas celebrou as realizações femininas, mas também abordou questões cruciais para a saúde e bem-estar das colaboradoras. 


"Agora é sobre Elas": Universo feminino em pauta 


Na última sexta-feira, no Centro de Treinamento da empresa, cerca de 220 colaboradoras das áreas agrícola, administrativa e industrial se reuniram para celebrar o Dia Internacional da Mulher de uma maneira única. Organizado pela equipe de Comunicação & Marketing, o evento "Agora é sobre Elas" foi mais do que uma simples comemoração; foi uma iniciativa para integrar, informar e promover a saúde física e mental das mulheres que fazem parte da equipe.


Agora é sobre elas: Celebrando e cuidando das mulheres na Usina Alta MogianaAgora é sobre elas: Celebrando e cuidando das mulheres na Usina Alta Mogiana

Atualmente, a empresa possui 379 mulheres em seu quadro de funcionários, realizando as mais diversas atividades, e participaram do evento as colaboradoras interessadas e que realizaram inscrição. Entre as colaboradoras inscritas para o encontro interno, foram sorteadas 10 mulheres para participarem do evento Código XX, no dia 06 de março, promovido pela Revista Inside Vip, em São Joaquim da Barra.  


Agora é sobre elas: Celebrando e cuidando das mulheres na Usina Alta Mogiana

Colaboradoras da empresa prestigiando o evento Código XX, promovido pela jornalista Rose Sarri, da Inside Vip. A Usina Alta Mogiana foi uma das patrocinadoras.


A Importância da Saúde da Mulher 


O evento, na Usina Alta Mogiana, começou com orientações valiosas sobre Saúde da Mulher, ministradas pela enfermeira Juliana Zefer, da equipe de Medicina do Trabalho da usina. Essas orientações não apenas destacaram a importância da prevenção de doenças, mas também abordaram questões específicas relacionadas ao universo feminino. Tópicos como saúde mental, cuidados ginecológicos, benefícios de uma boa noite de sono e promoção de hábitos saudáveis, como prática de atividades físicas, foram abordados proporcionando às colaboradoras informações essenciais para o autocuidado. 


Cuidando das mulheres na Usina Alta Mogiana


Palestra Transformadora: "Espelho, Espelho Meu: Saúde Mental na Era de Padrões de Beleza Inatingíveis" 


O ápice do evento foi a palestra da psicóloga Ana Luiza Fidelis, intitulada "Espelho, Espelho Meu: Saúde Mental na Era de Padrões de Beleza Inatingíveis". Nessa apresentação, de maneira simples e envolvente, Ana Luiza explorou os impactos psicológicos dos padrões de beleza impostos pela sociedade, destacando como a busca por esses ideais inatingíveis pode afetar adversamente a saúde mental das mulheres. 


A psicóloga abordou a pressão social associada aos padrões de corpo e beleza, especialmente amplificados nas plataformas de mídia social, como o Instagram. Alertou ainda sobre a ilusão criada por muitas imagens de corpos "perfeitos" presentes nas redes sociais, ressaltando que, na realidade, esses padrões muitas vezes não refletem a diversidade e a autenticidade das experiências femininas. 


"Ninguém sabe de verdade o que se passa na vida da outra pessoa, às vezes um simples comentário pode machucar, a gente não sabe o que aquilo pode acarretar. Hoje, aqui nessa palestra, eu aprendi muito e estar junto de todas essas mulheres é muito bom." Antônia Silvia Reis - Operadora de Fábrica de Açúcar

A palestra não apenas forneceu uma visão crítica sobre a influência desses padrões na saúde mental das mulheres, mas também incentivou a aceitação da individualidade e a promoção de uma mentalidade mais saudável em relação à aparência. Durante a palestra, foi destacada também a importância da sororidade feminina no ambiente de trabalho, mulheres apoiando outras mulheres, a fim de criar uma atmosfera mais positiva e inclusiva. 



Sorteios e Reconhecimento 


Para tornar o dia ainda mais especial, as participantes tiveram a oportunidade de concorrer a sorteios de brindes, oferecidos pela Tracbel Agro e  Viviê Esmaltes, momento que acrescentou uma dose de diversão ao evento. Para encerrar, todas as colaboradoras presentes participaram de um coffee break e foram agraciadas com uma singela lembrança, simbolizando o agradecimento da empresa pela dedicação e contribuição das mulheres à Usina Alta Mogiana. 



O "Agora é sobre Elas" não foi apenas uma celebração isolada do Dia Internacional da Mulher, mas um compromisso contínuo com o bem-estar feminino. O evento destacou a importância de criar um ambiente de trabalho onde as mulheres se sintam valorizadas e apoiadas em todas as dimensões de suas vidas, além de abordar temas muito além do universo profissional. 


 

Leia mais:







 


1.982 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page