top of page

A brasilidade tomou conta da 21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

Usina Alta Mogiana foi uma das maiores patrocinadoras do evento, que celebrou os 200 anos da Independência do Brasil

Com o tema central “Do Caburaí ao Chuí: A força da literatura brasileira” a 21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto ofereceu, gratuitamente, dez dias de atrações que promoveram variadas manifestações culturais do Brasil, de norte a sul. Dois marcos na história de nosso país foram o que motivou a escolha desse tema: os 100 anos da Semana de Arte Moderna e os 200 anos da Independência do Brasil.



De 19 a 28 de agosto, o centro histórico de Ribeirão Preto se tornou palco de mais de 200 atividades entre elas: palestras, salões de ideias, sessões de contações de histórias, shows musicais, exposições de arte, apresentações de dança, teatro, debates, oficinas educativas e etc, sediados no Theatro Pedro II, Centro Cultural Palace, SESC, Biblioteca Sinhá Junqueira e outros locais espalhados pela cidade. A Praça XV de Novembro recebeu diversos estandes de livrarias, além de entidades demonstrando o trabalho realizado.


Parceira de longa data da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, organizadora do evento, a Usina Alta Mogiana foi patrocinadora diamante da Feira, investimento feito via incentivo fiscal através da Lei de Incentivo à Cultura e Programa de Ação Cultural - São Paulo (PROAC). A empresa é amante da educação e apaixonada pelos livros, contribuir com a propagação da literatura brasileira e com a valorização da diversidade de nossos povos, é motivo de orgulho.




Colaboradores vivenciaram uma tarde literária


No dia 24 de agosto, um grupo de 15 colaboradores da empresa visitaram a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto e puderam, muitos pela primeira vez, mergulhar nesse caldeirão multicultural que é o evento. Leitores assíduos, escolhidos entre os usuários da biblioteca interna Usina do Saber, assistiram a palestra da escritora e historiadora Mary Del Priore, sobre a História do Brasil, deslumbraram-se com a beleza do salão principal do Theatro Pedro II e visitaram os estandes espalhados pela Praça XV.



“Para mim, enquanto leitor e fã de carteirinha, tive a oportunidade de participar da palestra '200 anos de História' e conhecer uma das mais importantes historiadoras do país, Mary Del Priore. Foram momentos de largo conhecimento e alegria, vislumbrados e vivenciados na última quarta-feira. Entre meus amigos e companheiros de trabalho, vi em cada rosto o exercício provisório chamado de felicidade”. - Fernando Antônio Dias dos Reis Júnior (Assistente de Depto. Inovações Tecnológicas)





Como forma de incentivo à leitura, os participantes foram presenteados pela empresa com um “Vale Livro” no valor de R$ 50,00, para adquirirem obras literárias durante o passeio e renovarem seus acervos pessoais.


“Gostaria de agradecer a Usina Alta Mogiana pela oportunidade de visitar a Feira do Livro de Ribeirão Preto. Para mim foi uma experiência incrível assistir a palestra da Mary Del Priore e conhecer o Theatro Pedro II pela primeira vez”. - Claudine Vitor Garcia Filho (Operador de Empilhadeira)

Usina Alta Mogiana patrocina o lançamento de dois livros





Durante a FIL, o acolhedor jardim da Biblioteca Sinhá Junqueira foi o cenário escolhido para o lançamento do livro “Sem pedir licença - a modernidade invade os cafezais paulistas”, no último dia 26 de agosto. Mais uma obra que enaltece a história do Brasil patrocinado pela empresa, via leis de incentivo fiscal.


Escrito por Lilian Rodrigues de Oliveira Rosa, Sandra Rita Molina e Adriana Silva, o livro retrata o início do século XX no Brasil, dando destaque para a região de Ribeirão Preto e o mercado cafeeiro, transcrevendo as transformações que essa cultura trouxe para a sociedade.


Na mesma ocasião, no auditório da Biblioteca, foi lançado o livro “Histórias de Vida – homens e mulheres que marcaram seu tempo (1850 – 1929)”, obra que retrata a vida de homens e mulheres, alguns deles esquecidos até então, mas que fizeram a diferença e estiveram à frente de seu tempo em suas áreas de atuação. Biografados escolhidos a dedo por Luiz Octavio Junqueira Figueiredo, diretor superintendente da Usina Alta Mogiana e escrito por dezenas de autores que participaram da execução desse trabalho, organizado por Adriana Silva. Foi ela quem contou um pouco sobre essa concepção:




“É muito interessante contar o processo desse livro, porque eu acho que, de fato, organizador é o Dr. Luiz Octavio. Ele estava dentro de uma outra obra e é muito bonito de ver como ele queria jogar luz em cada um desses biografados (...),adicionando mais nomes, ele ficou grande e poderoso para ser um livro só de biografias. A escolha desses nomes, tem a ver com a relação, próxima ou distante, mas importante, com Ribeirão Preto.”

Luiz Octavio Junqueira Figueiredo, um incansável incentivador da educação e da cultura em nossa região, esteve presente na cerimônia, juntamente com seus familiares, e destacou:


“Primeiramente, eu gostaria de parabenizar a equipe da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, que trabalha diuturnamente em prol da leitura e da cultura, aqui e em toda a região. Eles são os responsáveis pela organização da Feira do Livro de Ribeirão, esse evento maravilhoso e que está sendo um grande sucesso. Esses livros publicados hoje, farão a diferença na vida dos estudantes e dos leitores que conhecerem a vida dos biografados".

O patrocínio a livros e projetos comoda 21ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, reforçam o compromisso da empresa junto à educação. Arte deveria ser, para todos, um refresco na rotina do dia a dia e é isso que eventos como esse propiciam à população: saudar a diversidade dos povos e a pluralidade que a nação tem a nos oferecer!








495 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page