top of page

22ª Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto movimentou o cenário cultural da região

Usina Alta Mogiana foi uma das patrocinadoras desse importante evento

Realizada de 12 a 20 de agosto, a Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto rendeu inúmeras discussões e debates em torno do tema “Entre os extremos, as dualidades: a literatura como elo”. O centro histórico de Ribeirão Preto transformou-se em um caldeirão multicultural, tendo como ponto de encontro principal a Praça XV de Novembro e o Theatro Pedro II, bem como outros locais estratégicos na cidade.


Foram dez dias de evento, incluindo a cerimônia de abertura dia 11 de agosto, com atrações das mais variadas, celebrando a literatura e enaltecendo a diversidade, em suas diferentes nuances. Ao todo, foram mais de 200 autores envolvidos na programação, com destaque aos homenageados Gilberto Gil, Gilberto Dimenstein e a autora infantojuvenil Stella Maris Rezende. Entre as atividades oferecidas, gratuitamente, estavam contações de histórias, salões de ideias, conferências, palestras, espetáculos teatrais, oficinas, saraus performances circenses entre outros.

Fotos cedidas pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto


A Usina Alta Mogiana, novamente, foi uma das patrocinadoras desse importante evento literário via Lei de Incentivo à Cultura e ProAC– Programa Ação Cultural, destinando parte dos impostos a pagar para a promoção da cultura na região em que está inserida. O espaço “Usina do Saber”, referenciando o nome da empresa, foi criado no coração da Praça XV de Novembro para receber o público, com sua atmosfera alegre e acolhedora, foi um local inspirador que abrigou discussões significativas e encontros memoráveis. Projeto apoiados e executados com o patrocínio da Alta Mogiana também se apresentaram no palco Usina do Saber, alunos da ALMA núcleo 2, Coral "Canto da ALMA" e Banda Marcial de Guará, foram agraciados com uma experiência única e motivadora.

Fotos cedidas pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto

No dia 17 de agosto, por meio de uma ação interna de incentivo à leitura, a Alta Mogiana levou um grupo de 20 colaboradores para visitarem a Feira Internacional do Livro. Os visitantes, além de participarem de palestras, receberam da empresa um “Vale do Saber”, no valor de R$ 50,00, para adquirirem livros. Os colaboradores, após passarem uma tarde especial, voltaram para casa repletos de novos títulos e entusiasmo, para colocarem a leitura em dia.



"Essa visita foi, sem dúvida, uma experiência enriquecedora. Além de usufruir da oferta de diversos livros, com ótimos preços, ainda pude participar da palestra de Ignácio de Loyola Brandão, escritor premiado e reconhecido por suas variadas obras literárias. Momento memorável e que ainda contei com um vale livro, o qual pude aumentar meu acervo com a compra de quatro novos títulos para leitura". Ednilson Wagner Cruz Coutinho (Analista Fiscal)

Na noite do dia 17, também foi lançada a segunda edição do livro “Paisagem Cultural do Café”, no Instituto SEB, publicado pelo IPCCIC - Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais, com o patrocínio da Usina Alta Mogiana. O livro retrata os avanços e retrocessos no uso e proteção dos bens culturais da cidade de Ribeirão Preto, mantendo acesa a chama da história.

Fotos cedidas pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto


A 22ª Feira Internacional do Livro foi organizada com maestria pela equipe da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto em parceria com o SESC. A magnitude dessa feira literária foi atestada por seu público de 253 mil pessoas, testemunho do poder que a literatura e o conhecimento têm de unir e enriquecer a vida das pessoas. A diversificada e envolvente programação multicultural oferecida durante o evento foi verdadeiramente notável, abrangendo uma ampla gama de interesses e proporcionando uma experiência enriquecedora para leitores de todas as idades.

738 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page